28/03/2017
Fonte: Ensp/Fiocruz
Em mais uma atividade de luta e mobilização em defesa dos direitos da mulher, a Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (Ensp/Fiocruz) promoverá, nesta terça-feira (28/3), a mesa-redonda Violência Contra a Mulher, às 14h, no auditório térreo. O debate terá presença da vereadora Marielle Franco, do PSOL-RJ, além da militante feminista da Saúde Tatyanny Araujo, da ativista de Manguinhos Patrícia Evangelista e da assistente social da Fiocruz Mônica Olivar. Antes do debate, às 10 horas, haverá reexibição do filme As Sufragistas, que conta a história da luta das mulheres pelo direito ao voto no Reino Unido, e a primeira ação de 2017 do projeto Livro em Movimento, da Ensp. "O mês de março, e mais especificamente o dia 8, não são datas para serem comemoradas. Devemos, sim, relembrar os confrontos e as conquistas das mulheres a partir dessas lutas. Por isso é importante discutirmos a violência contra a mulher. E temos muitos motivos para falar disso. A violência, o feminicídio estão inseridos em todas as pautas feministas", alertou Amalyn Nascimento, servidora da CCI/Ensp e mediadora do debate.
Fechando os eventos, no dia 29 de março, às 13h, no Auditório térreo, haverá uma sessão da peça Carolina de Jesus: o luxo do lixo, com Wilson Rabelo.
As Sufragistas
O início da luta do movimento feminista e os métodos incomuns de batalha. A história das mulheres que enfrentaram seus limites na luta por igualdade e pelo direito de voto. Elas resistiam à opressão de forma passiva, mas, a partir do momento em que começaram a sofrer uma crescente agressão da polícia, decidiram se rebelar publicamente.
Mais em outros sítios da Fiocruz