02/04/2009
Abertura do ano acadêmico homenageia Charles Darwin
A abertura do ano letivo da Fiocruz será nesta segunda-feira (6) com a conferência Charles Darwin e a seleção natural em homenagem aos 200 anos de nascimento do homem que revolucionou o conhecimento científico. A abordagem do tema será feita pelo médico e professor Sergio Pena, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). A apresentação ocorrerá às 10h, na Tenda do Museu da Vida.
“A oportunidade de trazer este grande pesquisador brasileiro à Fiocruz, na ocasião da abertura de nossas atividades acadêmicas, é uma forma de cultuar a contribuição que o Darwin trouxe para a compreensão da espécie humana”, detalhou a vice-presidente de Ensino, Informação e Comunicação da Fiocruz, Maria do Carmo Leal. Pai da biologia moderna, Charles Robert Darwin nasceu no dia 12 de fevereiro de 1809, em Shrewsbury, no Condado de Shropshire, na Inglaterra. Seu livro, A origem das espécies, completou 150 anos de existência, ainda suscitando debates.
Sergio Danilo Junho Pena é professor titular do Departamento de Bioquímica e Imunologia da UFMG e diretor científico do Núcleo de Genética Médica de Minas Gerais (Gene). Graduado em medicina em 1970, Pena concluiu doutorado no Departament of Human Genetics da University of Manitoba, no Canadá, em 1977, e pós-doutorado no Institute for Medical Research em Mill Hill, na Inglaterra, em 1978. Membro da Academia Brasileira de Ciência e da Academy of Sciences of Developing World, Pena tem experiência na área de genética humana e médica.