01/09/2016
Por: Isis Breves (Proqualis/Fiocruz)
Já está no Portal Proqualis a página Choosing Wisely Brasil (Escolher Sabiamente, em tradução livre). A iniciativa teve início em 2011, quando a Fundação American Board of Internal Medicine deu início a campanha e várias associações norte-americanas de distintas especialidades médicas apresentaram listas de procedimentos utilizados de maneira excessiva e, consequentemente, inapropriada. “O Proqualis é o canal de divulgação da iniciativa Choosing Wisely no Brasil. Caberá às sociedades de especialidades elaborarem, por adesão voluntária e com total independência, suas listas de recomendações, a serem centralizadas e divulgadas em seção do Portal do Proqualis. Este projeto contará com suporte de consultores internacionais e colaboradores do Proqualis capacitados para auxílio das entidades envolvidas, caso necessário”, explica Josué Laguardia, vice-diretor do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict) da Fiocruz e coordenador adjunto do Proqualis.
Laguardia ressalta que a importância da iniciativa é a reflexão sobre a variação regional e a sobreutilização de procedimentos, bem como a adequação do cuidado em saúde. “A sobreutilização de procedimentos refere-se àquelas situações em que o cuidado prestado apresenta maior chance de provocar danos ao paciente do que benefícios”, esclarece.
O Proqualis firmou parceria com representantes da Choosing Wisely no Brasil, os médicos Luís Cláudio Correia, Guilherme Brauner Barcellos e Gustavo Gusso, para divulgar a iniciativa no país.
“Importante dizer que as sociedades que contribuírem, terão total independências das sociedades médicas e total autonomia para elaboração de suas listas. Além de ser um trabalho voluntário o engajamento à iniciativa. Essas listas são recomendações baseadas em evidências, porém, não são listas prescritivas. Choosing Wisely tem um papel de reflexão que envolve fundamentalmente paciente e familiares nessa discussão. Nos Estados Unidos e no Canadá a iniciativa está bem implementada e informar a sociedade sobre a qualidade do cuidado e discutir escolhas do cuidado que irão beneficiar o paciente é o principal ”, fala Guilherme Barcellos.
Luís Correia aponta os pontos relevantes do Choosing Wisely Brasil. “A iniciativa tem como finalidade refletir sobre o grande problema em relação ao excesso de tratamento, isso inclui qualquer tipo de tratamento, tais como testes, procedimentos ou tratamento propriamente utilizado com frequência na investigação de doenças, por exemplo. É necessário encorajar o diálogo entre paciente e profissional de saúde para que as decisões sejam tomadas de forma informada e compartilhada sobre o cuidado. A transparência no cuidado em saúde, ou seja, dividir com o paciente não apenas o benefício do tratamento, mas o possível dano que ele poderá causar. E, por fim, destaco que a abordagem do tema Choosing Wisely nas faculdades de medicina”, fala Correia, coordenador científico do Hospital São Rafael em Salvador, que está atuando na introdução da iniciativa no hospital e também na Escola Baiana de Medicina em Saúde Pública para desenvolver não só a formação, mas também pesquisa na área.
Mais em outros sítios da Fiocruz