12/01/2009
Novo presidente da Fiocruz toma posse nesta quinta-feira
O novo presidente da Fiocruz, o médico Paulo Gadelha, toma posse nesta quinta-feira (15), às 15h, durante cerimônia no Castelo Mourisco, no campus de Manguinhos. A solenidade contará com a presença do ministro da Saúde, José Gomes Temporão. Na ocasião, o atual presidente da Fundação, o sanitarista Paulo Buss, após oito anos à frente da instituição, passará o comando da Fiocruz a Gadelha. A transmissão ao vivo poderá ser acompanhada pela Rede Fiocruz e pelo Canal Saúde .
Gadelha, que vai dirigir a instituição no período 2009-2012, é o atual vice-presidente de Desenvolvimento Institucional e Gestão do Trabalho. Ele foi escolhido em eleição direta pelos servidores da Fiocruz no dia 24 de outubro do ano passado.
Servidor da Fundação há mais de 20 anos, obteve 2.870 votos dos eleitores que trabalham no Rio de Janeiro e nas unidades da Fiocruz em Minas Gerais, Pernambuco, Bahia, Amazonas, Paraná e Distrito Federal - índice que representou 91,3% dos votos válidos. Gadelha, que concorreu em chapa única, teve como slogan de campanha História, Compromisso e Inovação.
Antes da posse, haverá a apresentação do grupo de chorinho Música na Calçada. Logo depois da cerimônia, o público será brindado com um show da Velha Guarda da Portela, que apresentará clássicos como Lendas e mistérios da Amazônia, Contos de areia, Foi um rio que passou em minha vida, Portela na avenida e Quantas lágrimas, entre outros sucessos da escola. Para completar a festa, um DJ apresentará repertório variado até 21h.
Conheça Paulo Gadelha