Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Jogo estimula a nutrição saudável entre os alunos


26/12/2008

Compartilhar:

Jogo estimula a nutrição saudável entre os alunos

Jogo da Pizza é fruto da tese de doutorado da professora Maria de Fátima Alves de Oliveira apresentada no programa de Pós-Graduação em Ensino de Biociências e Saúde do Instituto Oswaldo Cruz (IOC) da Fiocruz. Com mais de 30 anos de experiência em aulas de ciências, Maria de Fátima elaborou o jogo para falar de alimentos e nutrição com seus alunos.

"A idéia do jogo surgiu não só a partir da constatação de que era preciso inovar na metodologia de ensino, mas também a partir da observação de que os alunos não merendavam na escola, mas compravam lanches no entorno do colégio", explica Fátima. O Jogo da Pizza é constituído das seguintes peças: um prato de papelão, que representa a massa da pizza; 33 cartas, que representam os ingredientes da pizza; duas tabelas, uma com a relação dos ingredientes e outra denominada placar alimentar; e um tubo de cola. Cada carta apresenta uma imagem do ingrediente e informações sobre valores nutricionais (quantidade em gramas de cada nutriente e quilocalorias totais da porção). 

Os estudantes eram instruídos a imaginar que estavam numa pizzaria e podiam escolher livremente até 20 ingredientes para a construção da pizza. Esta, então, era montada, colando-se as cartas relativas aos ingredientes escolhidos sobre o prato de papelão. Após a montagem da pizza, a professora solicitava que as duplas preenchessem a tabela contendo a relação dos ingredientes. Nesta tabela, cada dupla registrava o número de porções utilizadas e seus respectivos valores calóricos. Em seguida, era preenchido o placar alimentar, indicando a freqüência com que os nutrientes apareciam na pizza construída pela dupla. “A ênfase nesse momento era saber do que é feito aquilo que comemos”, diz Fátima.

Leia mais na Agência Fiocruz de Notícias.

Voltar ao topoVoltar