04/05/2016
Por: Solange Argenta (Fiocruz Pernambuco)
No dia 3 de maio, uma delegação da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS/OMS) esteve na Fiocruz Pernambuco para conhecer mais de perto o que vem sendo desenvolvido na instituição relativo à epidemia de zika.
Recebidos pelo diretor da Fiocruz PE, Sinval Brandão Filho e por um grupo de pesquisadores locais, a delegação foi composta pelo gerente da Área de Vigilância, Controle e Prevenção de Doenças da OPAS/OMS, Marcos Espinal; o diretor de Estratégias do Escritório da Diretoria Geral da OMS, Christopher Dye e o coordenador da Unidade Técnica de Doenças Transmissíveis e Análise da Situação de Saúde da Opas Brasil, Enrique Vazquez, além de técnicos da Opas e do Ministério da Saúde.
Num primeiro momento, os visitantes ouviram o relato dos pesquisadores da UFPE e UPE, Ricardo Ximenes e Thália Barreto, que desenvolvem estudos de Caso-Controle no grupo interinstitucional coordenado pela Fiocruz PE. Em seguida, foi a vez de Constância Ayres, do Departamento de Entomologia (Fiocruz PE) falar sobre o estudo que investiga a possibilidade do mosquito Culex quinquefasciatus ser também um possível vetor do vírus zika. O grupo teve oportunidade ainda de visitar as dependências do Laboratório de Virologia e Terapia Experimental e conhecer as contribuições do setor no enfrentamento da epidemia. Ao final, viram de perto o trabalho desenvolvido no insetário da instituição.
Mais em outros sítios da Fiocruz