02/12/2008
Fiocruz anuncia novidades no combate à Aids
Novos medicamentos para adultos e crianças, teste para diagnóstico rápido e parcerias com países africanos no combate ao HIV foram as novidades anunciadas na sede da Fundação nesta segunda-feira (1º), quando se celebra o Dia Mundial de Luta contra a Aids. "Desde o isolamento do vírus HIV pela primeira vez no Brasil até hoje, a Fiocruz mantém um firme compromisso com o enfrentamento da Aids”, afirmou o presidente da Fiocruz, Paulo Buss. Participaram da coletiva de imprensa a diretora do Instituto de Pesquisa Clínica Evandro Chagas (Ipec), Valdiléa Veloso, o diretor do Instituto de Tecnologia em Fármacos (Farmanguinhos), Eduardo Costa, e o chefe do departamento de reativos para diagnósticos do laboratório de Bio-Manguinhos, Antônio Gomes Pinto.
O Instituto de Tecnologia em Fármacos (Farmanguinhos), a unidade da Fiocruz que já produz oito dos 17 medicamentos que compõem o coquetel contra o HIV, iniciou os estudos para o desenvolvimento de uma versão infantil da pílula "três em um", ainda sem prazo para pedido de registro. A transferência de tecnologia para Moçambique é outra iniciativa da unidade que trabalhará na adequação da área de produção de uma fábrica já existente no país africano.
O teste rápido para diagnóstico da Aids é um avanço obtido pela Fiocruz por meio do Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Biomanguinhos). Esta tecnologia, desenvolvida pelo laboratório Chembio, dos Estados Unidos, começou a ser transferida para Biomanguinhos em 2004. Todas as etapas desta transferência foram concluídas em 2008. Ou seja: a partir de agora, o teste rápido de Aids está totalmente nacionalizado.
Leia mais na Agência Fiocruz de Notícias.
Veja galeria de imagens das atividades realizadas na Fiocruz (Fotos: Peter Illiciev)
Confira as atividades no Campus de Manguinhos