22/02/2016
Fonte: IOC/Fiocruz
Estão abertas, até 20/3, as inscrições para a quarta edição do Ciclo Carlos Chagas de Palestras (CCCP), que será realizado nos dias 14 e 15/4, no campus da Fiocruz, em Manguinhos (Auditório Emmanuel Dias, Pavilhão Arthur | Av. Brasil, 4.365 - Rio de Janeiro). Promovido pelo Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz), o encontro tem como objetivo discutir e refletir sobre avanços e desafios a serem enfrentados na busca de solução para os problemas relacionados à doença de Chagas. O tema escolhido para a edição foi Interação parasito/hospedeiro: consequências biológicas.
De acordo com a chefe do Laboratório de Biologias das Interações (LBI) do IOC e uma das organizadoras do evento, Joseli Lannes, a quarta edição do CCCP abordará discussões sobre a infecção oral e o resultado para o hospedeiro, e sobre os aspectos celulares e moleculares da interação do parasito com as células e o hospedeiro, incluindo proposta de nova abordagem terapêutica em modelo pré-clínico. “Como a marca do nosso evento é a intensa participação de estudantes e pesquisadores, esperamos para esta edição o recebimento de resumos de alto nível e uma discussão entusiasmada e enriquecedora”, disse a Joseli.
A pesquisadora ressalta, também, que em 2016 o evento não contará com a famosa sessão de pôsteres, atividade responsável pela divulgação do conhecimento gerado por estudantes e jovens pesquisadores, e presente na programação das três últimas edições. “Como alternativa, elaboramos o esquema de ‘Express communication’, que consistirá na escolha de 10 a 15 resumos para apresentação oral entre as palestras. Além disso, faremos a seleção de três trabalhos para serem apresentados durante a sessão especial do Centro de Estudos do IOC”, explicou.
A programação está em fase de ajustes finais, mas algumas atividades já estão confirmadas. O lançamento da primeira Associação de Pessoas Afetadas pela doença de Chagas, criada aqui no Rio de Janeiro, é uma delas. “Este lançamento contará com a presença de pessoas afetadas pela doença e de apoiadores da causa de melhoria das condições de vida dos portadores desta doença negligenciada”, adiantou a pesquisadora do Laboratório de Inovações em Terapias, Ensino e Bioprodutos (LITEB), Luciana Garzoni, que também participa da organização do evento.
Inscrições e submissão de resumos
Para se inscrever, os interessados devem preencher a ficha de inscrição e enviá-la para o e-mail ciclocarloschagas@ioc.fiocruz.br até o dia 20/3. As informações sobre o envio dos trabalhos estão no próprio formulário. As inscrições são gratuitas e o número de vagas está sujeito à lotação do auditório.
Mais em outros sítios da Fiocruz