Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Programação especial na Semana de Luta contra a Aids


28/11/2008

Compartilhar:

Programação especial na Semana de Luta contra a Aids

Ao longo de toda a semana do Dia Mundial de Luta contra a Aids (1/12), o Canal Saúde, da Fiocruz, vai veicular diariamente programas relacionados ao tema. Assista na NBR ou pela internet Photo of a phlebotomine, the insect that transmits leishmaniasiswww.canalsaude.fiocruz.br, de segunda a sexta, das 13 às 14 horas. A partir da semana seguinte, os programas estarão no site disponíveis para assistir e fazer download.

Dia 01/12 – segunda-feira

Ligado em Saúde – (10 min.)

O Ligado em Saúde mostra que mais de 600 mil pessoas no Brasil sabem que são portadoras do HIV. Ao longo do programa, o Dr.º Jorge Ribeiro, infectologista e coordenador de estudos clínicos de prevenção em HIV/Aids do Instituto de Pesquisa Clínica Evandro Chagas (Ipec), da Fiocruz, explica como e onde fazer o exame, como se pega o vírus e quanto tempo o HIV leva, em média, para se manifestar.

Dia 02/12 – terça-feira

Ciência & Letras – (26 min.)

Aids na Terceira Década é o nome do livro de Francisco Barros, Editora Fiocruz, e o tema do Ciência & Letras. O autor conversa sobre o livro e sua experiência como especialista em Saúde Pública, acompanhado da coordenadora da editora Saber Viver Comunicação, Silvia Chalub.

Ligado em Saúde – (10 min.)

O Ligado em Saúde volta ao tema com outro enfoque. A assistente social do Centro de Testagem e Aconselhamento do Hospital Universitário Gaffrée Guinle, Maria das Graças conversa sobre o que significa dizer que uma pessoa passou por uma “situação de risco”.

Dia 03/12 – quarta-feira

Unidiversidade – (26 min.)

O Unidiversidade debate o papel dos profissionais de saúde no combate à doença e a relação do profissional com os portadores de HIV no dia-a-dia de trabalho. O programa conta com a presença do chefe do Laboratório de Imunologia Clínica do Instituto Oswaldo Cruz (IOC), da Fiocruz, Luiz Castello Branco; o infectologista do Ipec, Jorge Eurico; a coordenadora do projeto Advocacy do Grupo Pela Vidda, Márcia Ribeiro; a aluna do Programa de Vocação Científica da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Amanda Diniz; e a enfermeira do Ambulatório de HIV/Aids do Ipec, Cleyde Nagatsuka.

O Ligado em Saúde com o tema Prevenção também será veiculado nesta quarta-feira (3).  

Dia 04/12 – quinta-feira

Bate-Papo – (26 min.)

O Bate-papo é com a vice-presidente da Associação Lutando para Viver, vinculada ao Ipec, Sônia Fonseca. Criada em 1998, a associação apóia pacientes vítimas de doenças infecto-contagiosas, com maior ocorrência registrada para portadores de HIV/Aids. A principal forma de apoio é por meio de cestas básicas.

Dia 05/12 - Sexta-feira

Sala de Convidados – (1 hora de duração) – Ao vivo

A semana fecha com debate ao vivo e interativo sobre o tema no Sala de Convidados. Opiniões diversas, a lembrança da luta contra a Aids e os avanços da ciência no combate à doença estarão em pauta. O debate é interativo. Para participar basta assistir pela NBR ou no site do Canal Saúde a partir das 13h.

 

 

Voltar ao topoVoltar