Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Casos de microcefalia estão relacionados ao uso de mosquitos com a bactéria Wolbachia?

5964
5964
Imagem de topo da página, escrito 'vírus zika: perguntas e respostas', com pequenos desenhos de partes do corpo

Casos de microcefalia estão relacionados ao uso de mosquitos com a bactéria Wolbachia?

03/02/2016
Compartilhar:

Atualizada em 15/12/2023. Não existe nenhuma relação entre casos de microcefalia e mosquitos com a bactéria Wolbachia. 

 

Vamos entender as origens da pergunta. A epidemia de microcefalia no Brasil, em 2015, gerou intenso debate sobre a sua causalidade. Não seria de estranhar que houvesse questionamento sobre o método, então recente, de infectar mosquitos Aedes Aegypti com uma bactéria para tentar impedir a transmissão da dengue. 

 

Desde 2014, a Fiocruz, em parceria com o Ministério da Saúde, desenvolve o projeto Eliminar a Dengue: Desafio Brasil, que propõe o uso de uma bactéria naturalmente encontrada no meio ambiente, inclusive no pernilongo, chamada Wolbachia.

 

Uma abordagem inovadora para reduzir, de forma natural e autossustentável, a transmissão do vírus da dengue pelo mosquito Aedes Aegypti foi proposta pela Fiocruz em parceria com o Ministério da Saúde desde 2014.

 

A Wolbachia, uma bactéria naturalmente encontrada no meio ambiente, inclusive no pernilongo, é capaz de impedir a transmissão de dengue, zika e chikungunya, quando presente no Aedes Aegypti.

O projeto Eliminar a Dengue: Desafio Brasil que propõe o uso de uma bactéria naturalmente encontrada no meio ambiente, inclusive no pernilongo, chamada Wolbachia. Quando presente no Aedes Aegypti, a bactéria é capaz de impedir a transmissão da dengue pelo mosquito.

 

Desde 2014, a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), em parceria com o Ministério da Saúde, desenvolve o projeto Eliminar a Dengue: Desafio Brasil que propõe o uso de uma bactéria naturalmente encontrada no meio ambiente, inclusive no pernilongo, chamada Wolbachia. Quando presente no Aedes Aegypti, a bactéria é capaz de impedir a transmissão da dengue pelo mosquito. A iniciativa, sem fins lucrativos, é uma abordagem inovadora para reduzir a transmissão do vírus da dengue pelo mosquito de forma natural e autossustentável. A pesquisa é inédita no Brasil e na América Latina. O estudo já foi realizado, com sucesso, na Austrália, Vietnã e Indonésia – onde não existem relatos de aumento dos casos de microcefalia.

 

 

Fonte: Agência Fiocruz de Notícias; Ministério da Saúde; Radis n.248

Perguntas relacionadas

Imagem de topo da página, escrito 'vírus zika: perguntas e respostas', com pequenos desenhos de partes do corpo

Avalie este conteúdo

Voltar ao topoVoltar