Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Ministro da Saúde visita Fundação e participa de lançamento de kit diagnóstico


22/01/2016

Por Paulo Schueler (Bio-Manguinhos/Fiocruz)

Compartilhar:

O ministro da Saúde, Marcelo Castro, visitou o Instituto Oswaldo Cruz (IOC) e Bio-Manguinhos no dia 16 de janeiro. No início da manhã, ele foi recepcionado pelo presidente da Fundação, Paulo Gadelha, que fez uma apresentação institucional aos presentes, destacando os principais projetos desenvolvidos pelas unidades.

Durante a coletiva de imprensa, a Fiocruz anunciou uma inovação que permitirá realizar o diagnóstico simultâneo de zika, dengue e chikungunya em casos suspeitos. A novidade garantirá maior agilidade para o diagnóstico realizado na rede de laboratórios do Ministério, além de reduzir os custos e permitir a substituição de insumos estrangeiros por um produto nacional.

O trabalho é resultado do esforço conjunto do Instituto de Biologia Molecular do Paraná (IBMP) e de quatro unidades da Fiocruz: o Instituto Oswaldo Cruz (IOC), com o apoio do Instituto Carlos Chagas (Fiocruz Paraná), do Centro de Pesquisa Aggeu Magalhães (Fiocruz Pernambuco) e do Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos). O Ministério da Saúde vai encomendar a produção de 500 mil kits pela Fiocruz até o final deste ano.

Segundo o ministro Marcelo Castro, “o teste que a Fiocruz desenvolveu e que vamos lançar no mês de fevereiro é fundamental do ponto de vista de estratégia de saúde pública. É importantíssimo que esta tecnologia seja brasileira. Isto traz uma vantagem extraordinária, porque hoje fazemos três testes separadamente, com produtos importados. Agora faremos os três testes de uma só vez. E, como o teste é nacional, vamos economizar divisas aos cofres públicos”.

Durante a visita a Bio-Manguinhos, o ministro foi informado sobre as principais demandas da unidade, tomou nota das ações necessárias para fazer avançar, dentro do Ministério, projetos prioritários como Santa Cruz e Empresa Pública e visitou as instalações do Centro Integrado de Protótipos, Biofármacos e Reativos para Diagnóstico (CIPBR), conversando com os representantes. Confira a galeria de fotos.

Voltar ao topoVoltar