11/09/2015
Fonte: IOC/Fiocruz
Estão abertas as inscrições para o Curso Internacional ‘Target-based Drug Design’ (Descoberta de Fármacos baseada no Alvo), promovido pelo Programa de Pós-graduação Stricto sensu em Biologia Computacional e Sistemas do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz), com o apoio do Programa Translacional em Redes Ômicas e Computação Científica da Fiocruz e FAPERJ-RCUK/Fundo Newton. Podem participar pesquisadores, tecnologistas e estudantes de pós-graduação da área biomédica voltada para a descoberta de novos fármacos, de qualquer instituição de ensino ou pesquisa. Para se inscrever, basta preencher formulário disponibilizado online, até o dia 16/9. Os selecionados serão comunicados por email e receberão informações sobre os softwares que serão utilizados para o acompanhamento das atividades práticas do curso.
O evento que acontece entre os dias 21 e 23 de setembro, de 9h às 17h, no auditório Maria Deane e na sala A9, Pavilhão Leônidas Deane, reunirá os especialistas Nick Furnham, da London School of Hygiene and Tropical Medicine, Ray Owens, da Oxford Protein Production Facility, e Carolina Horta, da Universidade Federal de Goiás. Os pesquisadores discutem a busca pelo desenvolvimento de novos fármacos por meio de uma abordagem que prioriza a seleção de determinado alvo molecular envolvido no desenvolvimento de uma doença. Uma estratégia diferente e complementar à triagem fenotípica, método comum na busca formulação de novos medicamentos que considera o organismo como um todo. “Esta abordagem se baseia na escolha de uma molécula como alvo para o ataque do fármaco. Para isso, leva em consideração o conhecimento dos mecanismos de desenvolvimento da doença. Atuando diretamente e de forma mais potente e seletiva, um novo medicamento pode impedir a progressão do agravo com segurança”, explicou Floriano Paes Silva Junior, pesquisador do Laboratório de Bioquímica Experimental e Computacional de Fármacos do IOC e coordenador da iniciativa.
Temas
Durante as aulas, entre momentos teóricos e atividades práticas, serão abordados aspectos experimentais e computacionais da pesquisa e desenvolvimento de fármacos com base em um alvo molecular conhecido. A comparação entre ensaios fenotípicos e baseados em alvo na descoberta de fármacos; a identificação e validação de alvos drogáveis e métodos de alta vazão para produção, purificação e cristalografia de proteínas; dentre outros aspectos teóricos e práticos desta abordagem são alguns dos temas.
Mais em outros sítios da Fiocruz