Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Fiocruz/AM apresentará resultados de 31 projetos de pesquisa de iniciação científica


08/06/2015

Por: Nathane Novale (Fiocruz/AM)

Compartilhar:

O Instituto Leônidas e Maria Deane (ILMD / Fiocruz Amazônia) realizará, nos dias 9 e 10 de junho, a 23ª Reunião Anual de Iniciação Científica (Raic) para avaliar e divulgar 31 projetos de pesquisa de iniciação científica. O evento será realizado das 8h às 17h no Parque Municipal do Mindu, localizado na avenida Perimetral II, Parque Dez. A programação é aberta ao público.

Entre os projetos de pesquisas analisados estão estudos que avaliaram um método simplificado para diagnóstico da dengue, detecção de malária a partir de anticorpos, o desenvolvimento de um software para diagnóstico de malária, influência dos efluentes hospitalares e da água do Igarapé do Mindu para produção de bactérias, além da análise dos fatores associados ao homicídio no Amazonas e as causas de mortalidade na infantil no Estado.

A abertura do evento será feita pelo diretor da Fiocruz Amazônia, Sérgio Bessa Luz. A palestra de abertura será ministrada pela doutora em Fisiologia Vegetal e Melhoramento de Plantas pela Ecole National Superieure Agronomique de Rennes, na França, Muriel Saragoussi. Na quarta-feira (10/6), a abertura dos trabalhos será feita pelo doutor em Hidrologia e Geologia pela Université Toulouse III Paul Sabatier, na França, Naziano Filizola.

Segundo o coordenador da Raic e pesquisador da Fiocruz Amazônia, Felipe Pessoa, as apresentações serão divididas em quatro áreas: epidemiologia, diagnóstico, biodiversidade e imunologia. “Para nós, este programa, além de abrir espaço para o aluno ter o primeiro contato com metodologia científica, é uma forma de raciocinar dentro da ciência com o mínimo de apoio financeiro”, disse Pessoa.  

Os responsáveis pelos projetos de pesquisa são bolsistas e alunos das Universidades Federal do Amazonas (Ufam), do Estado do Amazonas (UEA), Nilton Lins (UniNilton Lins), Paulista (Unip) e Estácio de Sá Manaus, além do Instituto Federal do Amazonas (Ifam), do Centro Universitário do Norte (Uninorte) e Faculdade Metropolitana de Manaus (Fametro).

Programação

Na manhã de terça-feira (09/06), oito projetos de pesquisa devem ser apresentados. Entre eles está o da graduanda em Enfermagem pela Ufam, Bárbara Christie de Souza Brito, Fatores associados ao homicídio na cidade de Manaus, orientado pelo mestre em Saúde Pública pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Jesem Douglas Yamall Orellana.

À tarde, serão apresentados os resultados de seis projetos de pesquisa de iniciação científica desenvolvidos no ILMD / Fiocruz Amazônia. Entre os estudos estão as pesquisas realizadas no Lago do Limão, no município de Iranduba, nos quais foram analisados o solo e a água para verificar a incidência de fungos e enteroparasitas.

Na manhã de quarta-feira (10/6), a apresentação dos trabalhos iniciará com o estudo do graduando em Ciências Biológicas do Ifam, Arlesson Viana da Silva, que teve como objetivo a avaliação de um método simplificado para diagnóstico da dengue.

A pesquisa é orientada pelo vice-diretor de pesquisa da Fiocruz Amazônia, doutor em Ciências (Microbiologia) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Felipe Naveca.

À tarde, entre os nove projetos de pesquisa que serão apresentados está o do graduando em Farmácia pela Unip, Lucas Barbosa Oliveira, que fará a exposição da avaliação de ensaios utilizando anticorpos para detecção da malária. O estudo é orientado pelo doutor em Relação Patógeno Hospedeiro pelo Instituto de Ciências Biomédicas e pesquisador da Fiocruz Amazônia, Paulo Afonso Nogueira.

Mais em outros sítios da Fiocruz

Voltar ao topoVoltar