05/06/2015
Fonte: COC/Fiocruz
O Encontro às Quintas de 11 de junho recebe a pesquisadora Yolanda Eraso, da London Metropolitan University (Inglaterra), para discutir a transferência de métodos diagnósticos do câncer entre a Europa e as Américas. Em sua apresentação, a historiadora abordará os aspectos médicos e culturais envolvidos nessa transferência, bem como os processos de adaptação e ressignificação que têm lugar nos países que acolheram as novas técnicas. O evento acontece às 10h na sala 401 do prédio da Expansão, no campus da Fiocruz em Manguinhos, no Rio.
Em seus estudos, Yolanda aponta que a ideia de que a medicina latino-americana e os cuidados de saúde tenham sido fortemente influenciados por ideias e modelos europeus e norte-americanos é muito clara para os historiadores, mas o complexo processo pelo qual esta influência se manifestou em casos concretos tem sido subestimado.
O transnacionalismo está presente em grande parte da história de doenças como o câncer, apesar dos esforços dos países em manter a associação entre as inovações médicas e as histórias nacionais. Yolanda defende que a história do diagnóstico de câncer cervical pode ser lida como uma história de intercâmbios acadêmicos, de povos migrando, de contatos pessoais e zelo nacionalista. A história do diagnóstico do câncer seria melhor compreendida, então, a partir da observação do desenvolvimento sincrônico ocorrido em vários países em um determinado momento.
Doutora em história pela Oxford Brookes University, Yolanda é autora de diversas publicações, entre as quais o livroRepresenting Argentinian Mothers. Medicine, Ideas and Culture in the Modern Era, 1900-1946 e o artigo Controlling Female Cancer in Argentina. Divergent Initiatives and the Road to Fragmentation.
A apresentação de Yolnda integra o projeto História do Câncer – Atores, Cenários e Políticas Públicas, coordenado por Luiz Antonio Teixeira (COC/Fiocruz) e Marco Antonio Teixeira Porto (UFF), desenvolvido em parceria com o Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (Inca). Ao fim do encontro, serão lançadas as publicações O controle do câncer do colo do útero: um desafio à saúde pública e Câncer de mama e colo de útero: conhecimentos, políticas e práticas.
Encontro às Quintas
Coordenação: Maria Rachel Fróes da Fonseca
Data: 11 de junho de 2015
Horário: 10 horas
Local: sala 401 do Prédio Expansão | Avenida Brasil, 4036 – Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ
Mais informações: (21) 3882-9095 e historiasaude@coc.fiocruz.br