Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Eventos científicos e culturais marcam os 115 anos do Instituto Oswaldo Cruz


06/05/2015

Por: Kadu Cayres e Vinícius Ferreira (IOC/Fiocruz)

Compartilhar:

No dia 25 maio de 2015, o Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) completam 115 anos de existência. Para reforçar a missão institucional de promover conhecimento científico para a sociedade, um conjunto de atividades será apresentado ao público até o final do ano. Fóruns de ciência, mostra de cinema científico, exposições e edições especiais do Centro de Estudos prometem agitar as comemorações que, na semana de 25 a 29/5, contam com uma programação especial.

“Queremos contar com a participação de todos os colaboradores do Instituto Oswaldo Cruz, em especial, dos discentes, pois sem eles é impossível construir Ciência e Saúde nos padrões que desejamos”, enfatizou o diretor do IOC, Wilson Savino, ressaltando que os eventos comemorativos são fruto de uma construção coletiva e colaborativa tanto dos alunos quanto dos pesquisadores do Instituto, em colaboração sistematizada com a presidência da Fiocruz.

Para marcar a semana do aniversário (25 a 29/5), está prevista uma programação especial. As comemorações começam com o evento Contribuições do IOC para o complexo técnico-cientifico da Fiocruz no país, que será realizado no dia 25/5, no Pavilhão Arthur Neiva. “Esta atividade tem como intenção compartilhar experiências e discutir, junto à comunidade da Fiocruz, as contribuições do Instituto Oswaldo Cruz para o conjunto de unidades e demais escritórios de atividades técnico-científicas”, destaca.

O Centro de Estudos do IOC, que completa 18 anos em 2015, ganhará uma sessão comemorativa do aniversário do Instituto no dia 29/5, sexta-feira. Na ocasião, o diretor do IOC e a vice-presidente de Ensino, Informação e Comunicação da Fiocruz, Nísia Trindade, serão os mediadores da mesa-redonda A serviço de que(m) está a ciência feita no Brasil?, que terá como participantes: Carlos Médicis Morel, coordenador do Centro de Desenvolvimento Tecnológico em Saúde (CDTS/Fiocruz); Milton Ozório Moraes, pesquisador do Laboratório de Hanseníase do IOC; e Maria Fantinantti, doutoranda do Programa de Pós-graduação em Medicina Tropical do IOC. O Instituto também integrará a Feira Fiocruz 115 anos, com a exposição Artistas Plásticos de Manguinhos – atividade prevista para acontecer ao longo da semana, no entorno do Castelo Mourisco (Av. Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro).

As atividades são gratuitas e abertas ao público.

Ações realizadas

Dentre as atividades já realizadas, dois cursos internacionais – um sobre Bioimageamento por Microscopia Automatizada e outro sobre Biologia de Sistemas Aplicada a Doenças Parasitárias –, um encontro sobre marcadores e limiares nas definições da classe Kinetoplastea, mais uma edição do Ciclo Carlos Chagas de Palestras e um simpósio sobre ciência, arte e cidadania deram início às ações comemorativas.

No Portal Fiocruz

Mais Notícias

Mais em outros sítios da Fiocruz

Voltar ao topoVoltar