Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Excessos da prevenção de riscos são tema de livro. Autores propõem visão crítica sobre hiperprevenção e proliferação de estudos


11/05/2012

Compartilhar:

O livro Das Loucuras da Razão ao Sexo dos Anjos: biopolítica, hiperprevenção, produtividade científica, de Luis David Castiel, Javier Sanz-Valero e Paulo Roberto Vasconcellos-Silva, propõe reflexão crítica sobre os excessos relacionados à prevenção dos riscos na ciência e na saúde.

A obra aborda a proliferação de estudos científicos sobre fatores de risco, que nutre a angustiante necessidade de prevenir-se constantemente. Os autores descrevem dois estudos: o primeiro, publicado no New England Journal of Medicine, acompanhou cerca de 12 mil pessoas durante mais de 30 anos e concluiu que o risco de um indivíduo se tornar obeso aumenta quando um amigo dele se torna obeso; o outro, no British Medical Journal, investigou cerca de 5 mil pessoas ao longo de 20 anos e revelou que um indivíduo rodeado por gente feliz tem maior probabilidade de ser feliz no futuro – ou menor risco de ser infeliz.

O livro foi lançado em dezembro de 2011 pela Editora Fiocruz.

Mais em outros sítios da Fiocruz

Voltar ao topoVoltar