29/12/2014
Por Graça Portela/ Icict
ia 30 de dezembro, enquanto muitos se preparam para a festa de Ano Novo, Marcos Aurélio Assis de Araújo, aluno do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Informação e Comunicação em Saúde - PPGICS, do Icict, estará defendendo a sua dissertação de mestrado intitulada "Doação de sangue nas redes sociais online: uma análise do circuito da dádiva durante as chuvas de Janeiro e a morte de estudantes em Realengo (RJ-2011)".
Nela, o aluno buscou identificar os sentidos associados à doação de sangue, as motivações, as relações de troca e os sentimentos de altruísmo e reciprocidade, que sentimentos estão intrinsicamente ou indiretamente relacionados ao ato de doar parte de si, o que as situações catastróficas acrescentam nessa relação e a identificação de elementos e argumentos sobre as palavras e o olhar dos indivíduos que se manifestaram através do mundo virtual neste período e que produziram uma mobilização de afetos, tal como manifestos na mídia digital.
Araújo analisou os diálogos encontrados em postagens no perfil do Facebook do Instituto Estadual de Hematologia Arthur Siqueira Cavalcanti - Hemorio, que é o maior captador de doações de sangue do estado do Rio de Janeiro, durante duas situações de crise ocorridas em 2011: as fortes chuvas de janeiro na região serrana do Rio de Janeiro, que culminaram com a morte de mais de 271 pessoas e deixaram centenas feridas e/ou desabrigadas; e a tragédia que ocorreu na Escola Municipal Tasso da Silveira, em abril do mesmo ano, onde um ex-aluno entrou armado, atirou contra estudantes em salas de aula lotadas, matando 11 deles e ferindo 13, e depois se suicidou. No período dessas duas tragédias, foram registrados aumentos de mais de 400% nas doações de sangue voluntárias.
A dissertação, orientada por Janine Cardoso, do PPGICS, será defendida às 9h30, na sala 213, do Prédio da Expansão do Campus. Integrarão a banca: Kátia Lerner (PPGICS/Icict) e Maria Cristina Pessoa dos Santos (Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz), como titulares e, como suplentes, Adriana Aguiar (PPGICS/Icict) e o dr. Paulo Galdino de Lima.
O Prédio da Expansão do Campus da Fiocruz fica na Avenida Brasil, 4.036, Manguinhos.
Mais em outros sítios da Fiocruz
Mais na web