Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Pesquisadora Rosany Bochner, coordenadora do Sinitox, recebe medalha Vital Brazil

Foto da Rosany recebendo a medalha

09/12/2014

Por: Alexandre Ressurreição (Icict/Fiocruz)

Compartilhar:

O último mês ficará marcado na memória da pesquisadora Rosany Bochner, coordenadora do Sistema Nacional de Informações Tóxico-Farmacológicas (Sinitox/Icict). Durante sua participação no 2º Encontro Internacional Vital para o Brasil, ocorrido na Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), em Campanha (MG), a pesquisadora foi surpreendida com a informação de que receberia a Medalha Vital Brazil.

Duas contribuições foram significativas para a concessão da premiação à pesquisadora: o envolvimento do Sinitox, ao longo de sua existência, em projetos de pesquisa acerca de animais peçonhentos e os estudos com um enfoque métrico que Rosany Bochner tem realizado sobre a obra de Vital Brazil, cientista brasileiro de renome internacional.

“É muito emocionante e gratificante ter seu trabalho reconhecido pela comunidade científica”, comenta a pesquisadora do Icict sobre o recebimento desta homenagem, entregue pelas mãos do diretor científico do Instituto Vital Brazil, Luiz Eduardo Cunha.

A última edição do Encontro Internacional Vital para o Brasil aconteceu nos dias 11 a 14 de novembro, e o Icict, a convite dos organizadores, apresentou um minicurso intitulado “Sistemas nacionais de informação”, ministrado pela própria Rosany Bochner.

O evento foi promovido pela Rede Vital para o Brasil, que, em 2014, está comemorando os 120 anos da soroterapia antiveneno, descoberta que foi determinante para o tratamento e salvamento de vítimas por animais peçonhentos. Além de divulgar informações preventivas às comunidades que vivem em risco de acidentes com esses tipos de animais, o Encontro destina-se a aproximar pesquisadores, estudantes e instituições a fim de estimular a cooperação permanente e as ações conjuntas em prol da qualificação profissional e do avanço da pesquisa.

Voltar ao topoVoltar