Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Fiocruz lamenta profundamente o falecimento do médico cardiologista Adib Jatene (13/11)


15/11/2014

Compartilhar:

Perda inestimável para a sociedade brasileira, a Fiocruz lamenta profundamente o falecimento do médico cardiologista Adib Jatene, aos 85 anos, nesta sexta-feira (13/11). Cientista, profissional competente e dedicado, Adib sonhou e praticou ciência como poucos, além de demonstrar enorme compromisso com a saúde pública. Foi membro da Academia Nacional de Medicina, autor e coautor de cerca de 700 trabalhos científicos publicados na literatura nacional e internacional, e um dos pioneiros no Brasil em cirurgia cardíaca.

Assumiu o cargo de ministro da saúde dos governos Collor e Fernando Henrique Cardoso, época em que conseguiu feitos inéditos, como a criação da Contribuição Provisória Sobre Movimentação Financeira (CPMF), do qual foi um dos artífices, destinando mais recursos para a saúde brasileira. Jatene também foi um dos maiores entusiastas e defensores do projeto de medicamentos genéricos e do programa de combate à Aids, gerando enormes ganhos sociais.

Em 22 de setembro, após sofrer um infarto agudo do miocárdio, Adib Jatene foi internado no Hospital do Coração (HCor), em São Paulo, onde tinha atuado como diretor-geral. Na última sexta-feira, não resistiu ao segundo infarto.

Jatene era acreano de Xarupi, filho de um seringueiro libanês e de uma dona de armarinho. Ele deixa quatro filhos – os também médicos Ieda, Marcelo e Fábio, além da arquiteta Iara – e a mulher Aurice Biscegli Jatene.

Voltar ao topoVoltar