05/09/2014
Fonte: Icict/Fiocruz
O Salão Internacional da Escola Nacional de Saúde Pública (Ensp/Fiocruz) recebeu, em 28/08, o Seminário Comunicação, Cultura e Democracia em Manguinhos, organizado pela Coordenadoria de Cooperação Social da Presidência Fiocruz. O seminário trouxe à tona algumas iniciativas culturais que hoje ocorrem no território de Manguinhos e que buscam contribuir para a ampliação da autonomia de territórios vulnerabilizados, sobretudo no que se refere à comunicação. São elas: a criação da Agência de Comunicação Comunitária, o Mapeamento Participativo e a Web Rádio Manguinhos.
A atividade contou com as presenças da vice-presidente de Ensino, Informação e Comunicação da Fiocruz, Nísia Trindade; do assessor da Agência de Comunicação Comunitária de Manguinhos, Alex Vargas, que apresentou o jornal impresso Fala Manguinhos; do coordenador do Ecomuseu de Manguinhos, Felipe Eugênio; do coordenador do Instituto Pereira Passos, Pedro Veiga, que apresentou o projeto do Mapa Participativo da Cidade do Rio de Janeiro; e do diretor do Icict, Umberto Trigueiros.
“O campo da comunicação é um campo de conflitos, onde as relações de poder ficam muito claras, especialmente na determinação sobre o como e a que horas a população vai se informar e trabalhar suas preferências culturais, estando, os meios de comunicação, contraditoriamente, subordinados a concessões de mercado em detrimento as concessões públicas”, destacou Trigueiros.
Veja a cobertura completa do evento no Icict.