20/08/2014
Fonte: Informe Ensp
No dia 3 de setembro, a Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (Ensp/Fiocruz) completará 60 anos de existência. Para comemorar a data, a Escola promoverá, entre os dias 3 a 5 de setembro, uma série de mesas redondas, palestras, rodas de conversas e painéis temáticos que buscam promover reflexões sobre as melhorias nas condições de saúde, trabalho e vida da população brasileira.
Com o tema Saúde, educação, ciência e cidadania, nossa luta de todo dia, as atividades começam com o painel Período 1954-1969 (do suicídio de Vargas à "eleição" de Médici) – Do nascimento à violação. A tarde, o Fórum de estudantes da Ensp/Fiocruz promove a mesa redonda Criminalização de movimentos sociais: estado democrático de direito para quem?
O dia 4 de setembro começa com o painel Período 1970-1979 (De Médici à anistia) - Do esvaziamento à retomada, seguido pela mesa redonda A crise atual do capitalismo e o impacto sobre a saúde e o SUS.
No terceiro e último dia de atividades, acontecerá uma roda de conversa com alunos e ex-diretores com o tema A história da ENSP contada em verso e prosa, junto com o lançamento do vídeo ENSP: uma história de cidadania. Neste dia, dois eventos programados para a tarde completam as comemorações de aniversário, a palestra Desafios da gestão pública numa instituição de ensino, pesquisa e inovação em saúde pública e a tradicional formatura dos alunos de mestrado e doutorado da Escola.
A programação completa, com horários, participantes convidados e locais onde ocorrerão as atividades está disponível no site especial dos 60 anos da Ensp/Fiocruz. O evento é gratuito e aberto a todos os interessados.
Mais na web