04/06/2014
Fonte: Informe Ensp
A Escola Nacional de Saúde Pública (Ensp/Fiocruz) realiza, no dia 6/6, o seminário Trabalho, formação e transformação. O evento irá discutir as experiências e métodos que articulam formação (de trabalhadores e especialistas em saúde), pesquisa e intervenção sobre as condições de trabalho desfavoráveis à saúde, visando transformá-las. A atividade também promoverá o lançamento do livro (Se) Former pour transformer le travail – Dynamiques des constructions d’une analyse critique du travail, organizado pelas pesquisadoras Catherine Teiger, do Centro Nacional de Pesquisa Científica (Paris), e Marianne Lacomblez, da Universidade do Porto.
O objetivo do encontro é colaborar na formação dos pós-graduandos de diferentes disciplinas diretamente envolvidas com o campo da Saúde do Trabalhador, assim como aqueles que valorizam abordagens efetivamente participativas de pesquisa-intervenção e buscam a transformação positiva do trabalho na sociedade. O evento é organizado pela pesquisadora Simone Oliveira, coordenadora da Subárea Saúde, Trabalho e Ambiente da Pós-graduação em Saúde Pública, e terá participação da coordenadora de Ensino do Centro de Estudos da Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana da Ensp (Cesteh), Kátia Reis, na abertura.
A primeira palestra traz o tema Em cena: 50 anos de múltiplas experiências de formação, ação e pesquisa nos mundos do trabalho visando à transformação do trabalho e seus protagonistas, a ser proferida pela pesquisadora da Universidade do Porto, Marianne Lacomblez. Em seguida, Leda Leal Ferreira, da Fundacentro, falará sobre A experiência de construção de comunidades ampliadas de pesquisa e intervenção (Capis). Na última palestra do dia, a pesquisadora do Cesteh e professora do Programa de Saúde Pública da ENSP, Jussara Brito, abordará o Aprendizado mútuo na análise coletiva do trabalho.
Seminário Trabalho, formação e transformação
Local: Salão internacional da ENSP (4º andar). Av.Brasil, 4365, Manguinhos.
Hora: 9h30