07/05/2014
Por: Umberto Trigueiros / Icict
Privacidade, segurança e insegurança na rede mundial de computadores e também a questão da regulação do marco civil da internet no Brasil. Violência urbana vista como questão de saúde pública e investigada com ferramentas de georreferenciamento. Longevidade, saúde do idoso, doenças crônicas e degenerativas, alterações no quadro epidemiológico brasileiro e os impactos desses fatores nas políticas de saúde. Prospecção estratégica para o sistema de saúde, com a perspectiva da década de 30 deste século. Implementação de políticas e iniciativas para garantir o acesso aberto ao conhecimento científico e tecnológico e o pleno funcionamento do Repositório Institucional da Fiocruz – ARCA. Fomento à produção independente de audiovisuais em saúde com informações de importância para a população.
Nesta edição, Inova Icict traz entrevistas e reportagens que abordam particularmente essas questões. Destaques especiais para as reportagens sobre o lançamento do portal “Saúde Amanhã”, ligado ao projeto “A Saúde do Brasil em 2030”, e também para a pesquisa realizada em parceria entre o Iesp/UERJ e o Laboratório de Informação em Saúde do Icict, “Um outro olhar sobre a violência urbana”, além da divulgação do “Estudo e Pesquisa da Saúde da Pessoa Idosa”.
Desta forma, o Icict, através de pesquisas e estudos, da aplicação de metodologias e técnicas da informação e da comunicação contribui para fazer avançar o papel da Fiocruz como Agência Estratégica de Estado para a saúde. Estamos atuando assim, com inúmeras parcerias, para localizar, por exemplo, com maior precisão os territórios da violência urbana, os seus determinantes sociais, econômicos, culturais, o seu impacto na saúde pública. Trabalhamos, para reunir, analisar e disponibilizar informação qualificada para a tomada de decisões em políticas públicas, cruzando dados como os do envelhecimento da população, as alterações que esse fenômeno produz no quadro de doenças, nos orçamentos públicos, na capacitação dos profissionais de saúde, na gestão do SUS, nas demandas tecnológicas geradas para a conformação do complexo econômico e industrial da saúde.
Um extrato importante desse esforço da Fiocruz e particularmente do Icict está aqui retratado nesta edição da INOVA, a serviço de uma informação e comunicação de qualidade para os nossos leitores.
Mais em outros sítios da Fiocruz