12/03/2014
Fonte: Ascom INCQS
O Laboratório de Resíduos de Micotoxinas em Alimentos do Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS/Fiocruz) obteve acreditação pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), por atender aos requisitos da norma ISO 17043, da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). É a segunda vez que um serviço do INCQS obtém acreditação. Em 2011, o mesmo ocorreu com o Laboratório de Resíduos Agrotóxicos em Alimentos.
Desde 2002, o INCQS mantém o Programa de Ensaios de Proficiência em Produtos Sujeitos ao Regime de Vigilância Sanitária (PEP/INCQS), ofertando esse serviço nas áreas de agrotóxicos, micotoxinas, microbiologia e drogas veterinárias a todos os laboratórios interessados. “A acreditação segundo os requisitos da norma ISO 17043 é uma resposta aos esforços de toda a equipe envolvida no processo e põe o INCQS em papel de destaque como único provedor nacional de ensaio de proficiência acreditado para resíduos de agrotóxicos e micotoxinas em alimentos”, afirma o coordenador técnico do PEP/INCQS, Marcus de la Cruz.
Saiba mais
A ABNT NBR ISO 17043 é a norma que especifica requisitos gerais para competência de provedores de ensaio de proficiência e para o desenvolvimento de operação desses programas.
Ensaios de Proficiência (EP) são estudos interlaboratoriais utilizados como ferramentas de avaliação externa e demonstração da confiabilidade dos resultados analíticos laboratoriais. Servem para identificar falhas e possibilitar a tomada de ações corretivas ou preventivas, sendo um dos itens necessários para a acreditação de ensaios pela Norma NBR ISO/IEC 17025:2005.