16/12/2013
Fonte: Informe Ensp
Sete alunos da Escola Nacional de Saúde Pública (Ensp/Fiocruz) foram vencedores na edição 2012/2013 do Prêmio de Incentivo em Ciência e Tecnologia para o Sistema Único de Saúde (SUS). Iniciativa do Ministério da Saúde, a premiação teve um total de 460 trabalhos inscritos nas categorias Tese de Doutorado, Dissertação de Mestrado, Trabalho Científico Publicado e Monografia de Especialização ou Residência, restando apenas 23 finalistas.
Na categoria Mestrado, foi premiada, em primeiro lugar, a dissertação Colegiados de gestão regional no Estado do Rio de Janeiro: atores, estratégias e negociação intergovernamental, de Renata Pestana Vianna. A aluna cursou o mestrado no Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública, na área de concentração de Planejamento e Gestão de Sistemas e Serviços de Saúde, tendo concluído o curso em 2012 sob orientação da professora Luciana Lima.
O curso de pós-graduação em saúde pública que Renata participou, na área de concentração Políticas, Planejamento, Gestão e Práticas em Saúde, objetiva a formação de profissionais para o exercício de atividades de docência e pesquisa em saúde, com capacidade de analisar e avaliar criticamente as políticas, sistemas, programas, serviços e tecnologias de saúde, desenvolver estratégias de intervenção e subsidiar a discussão de modelos de gestão e de atenção em saúde. A coordenação da pós de Saúde Pública fica a cargo do professor Nilson do Rosário, e a coordenadora da referida área de concentração é a professora Cristiani Vieira Machado.
Já na categoria Monografia, Stefânia Santos Soares também ficou em primeiro lugar com o trabalho O papel da AB no atendimento às urgências - um olhar sobre as políticas. Ela cursou residência multiprofissional em saúde da família e a especialização em gestão da atenção básica, ambas na Ensp, concluídas em 2012 e 2013. Esse trabalho também esteve sob a orientação da professora Luciana Lima.
O curso de especialização em gestão da atenção básica nos moldes da residência, mais conhecido como R3, do qual a aluna participou, é voltado para egressos da residência saúde da família da Ensp. O curso atua para o fortalecimento da atenção básica nas três instâncias de gestão do Sistema Único de Saúde – federal, estadual e municipal –, enfocando suas respectivas atribuições, papéis e responsabilidades, em respeito ao Pacto Federativo Brasileiro. A residência em saúde da família é coordenada pela professora Maria Alice Pessanha, e a residência em gestão da atenção básica, pelos professores Helena Seidl, Roberta Gondim e Gustavo Matta.
Outros alunos do Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública da Ensp tiveram suas pesquisas reconhecidas e ganharam menção honrosa pelos seus trabalhos, como Claudia de Brito, hoje pesquisadora do Departamento de Planejamento em Saúde (Daps), foi contemplada pela tese de doutorado Adesão e persistência à terapia endócrina para o câncer de mama, fatores preditores e resultados relacionados, sob orientação da professora Margareth Portela.
Também foram referenciados: a dissertação Análise espacial da mortalidade de idosos por doenças crônicas no município do Rio de Janeiro, do aluno Davi da Silveira Barroso Alves, na categoria mestrado; a monografia Práticas de Educação Permanente implementadas nos serviços de saúde no Brasil, a luz dos preceitos políticos e conceitos de Educação Permanente em Saúde, de autoria de Fabiana Dias do Nascimento, sob orientação do professor Inácio Jardim Mota; a tese As múltiplas facetas da interação entre pesquisa e o processo de formulação de política pública e ou intervenção em saúde pública, de Maria Aparecida Patroclo, orientada pela professora Ligia Giovanella; e Miriam Ventura, da Universidade Federal do RJ, com a tese O processo decisório judicial e a assessoria técnica: a argumentação jurídica e médico-sanitária na garantia do direito à assistência terapêutica no Sistema Único de Saúde, com orientação da professora Vera Pepe.
Os resultados do Prêmio de Incentivo em Ciência e Tecnologia para o SUS, cuja cerimônia de premiação ocorreu no dia 3/12, corresponde às edições 2012 e 2013. No total, foram R$135 mil em prêmios.
Leia mais no Informe Ensp.