Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Programa Mais Médicos é o tema central da Revista Radis de novembro

Médico fala com uma paciente

08/11/2013

Compartilhar:

Os profissionais do Mais Médicos já estão nas comunidades, mas uma solução permanente para a atenção à saúde ainda merece discussão. Por isso o programa do Governo Federal - cercado de polêmicas desde o seu lançamento, em julho - é o tema central da Revista Radis de novembro.

Uma série de reportagens apresenta informações e depoimentos que abordam os diferentes pontos de vista sobre a iniciativa. Como, por exemplo, a opinião de usuários atendidos por médicos contratados pelo programa, a expectativa desses profissionais, as exigências feitas pelo Ministério da Saúde, as críticas ao modelo, além de análises sobre a cobertura feita pelos veículos de comunicação e as polêmicas relacionadas à forma de contratação. Polêmicas, aliás, que servem de mote a uma reflexão sobre a carreira médica no Brasil, tema de uma das reportagens. Outra matéria da série traça um panorama da formação dos doutores brasileiros, mostrando como a sintonia com as diretrizes do SUS e a ênfase na atenção básica ainda são aspectos pouco contemplados pelos cursos universitários.

A Revista Radis também acompanhou o dia a dia de alguns dos profissionais estrangeiros, durante o Módulo de Acolhimento e Avaliação do programa, e relata as impressões, os receios e as sensações compartilhadas por eles em suas primeiras semanas no Brasil. 

Para acessar essa edição, clique aqui. Todas os números já produzidos também podem ser consultados no site.

Ou vá direto às reportagens:

Mais médicos
As expectativas e os sonhos por trás dos números
Mais polêmica
Contratação dos profissionais leva a debate sobre carreira
A complexa formação do futuro doutor
Na mídia, condenação demais, debate de menos

 

Mais em outros sítios da Fiocruz

Voltar ao topoVoltar