02/10/2013
Teve início, na Fiocruz Brasília, o 3º Congresso Ibero-Americano de Direito Sanitário. Representantes de 18 países participam do evento, que será realizado de hoje até o dia 4 de outubro, paralelo ao 2º Congresso Brasileiro de Direito Sanitário. O evento está sendo transmitido pela internet.
Os dois eventos marcam os 25 anos da Constituição Federal, e a garantia da saúde como um direito do cidadão e dever do Estado, além de consolidar o Direito Sanitário como área do conhecimento autônoma na região ibero-americana. O evento é aberto ao público, e voltado para profissionais, gestores, acadêmicos e estudantes que tenham interesse no tema. Os Congressos têm como objetivo promover a troca de experiências entre os participantes, e difundir o estudo do Direito Sanitário.
"A formação de redes está na vanguarda das trocas de tecnologias e conhecimentos. Essa foi a estratégia para poder consolidar o direito à saúde como direito subjetivo, e deixar de ser uma área de estudos individuais de instituições ou de visão particularista dos países, para uma visão mais global como o direito de todos os povos", afirma a coordenadora do Programa de Direito Sanitário da Fiocruz Brasília (Prodisa) e membro do Conselho Diretivo da Rede Ibero-Americana de Direito Sanitário, Maria Célia Delduque.
Leia mais sobre o evento no site da Fiocruz Brasília.