23/09/2013
O ciclo de palestras Programa de Pesquisa Arqueológica de Manguinhos: Futuro Centro de Documentação e História da Saúde, da Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz) promove, nesta quarta-feira, a palestra Paleoparasitologia molecular aplicada a vestígios ósseos, com a pesquisadora Shênia Patrícia Corrêa Novo. O evento acontece às 11h, na Oficina Escola de Manguinhos.
A palestra Programa de pesquisa arqueológica de Manguinhos, prevista anteriormente para essa data, será reagendada e o novo calendário será divulgado nos próximos dias.
Aluna de doutorado da Escola Nacional de Saúde Pública (Ensp/Fiocruz), Aline vai falar sobre o trabalho de análise que será feito com os ossos de animais encontrados no local em que está sendo construído o Centro de Documentação Histórica da Saúde (CDHS), no campus da Fiocruz em Manguinhos.
A paleoparasitologia molecular busca esclarecer questões sobre a origem e a dispersão das doenças parasitárias e seus causadores. As técnicas moleculares são aplicadas aos vestígios ósseos e teciduais para a recuperação do material genético de parasitos, caso estes estejam presentes nos vestígios.
ciclo de palestras Programa de Pesquisa Arqueológica de Manguinhos - Paleoparasitologia molecular aplicada a vestígios ósseos
Data: 25/9
Horário: 11h
Local: Oficina Escola de Manguinhos
Avenida Brasil 4.365 - Mangunhos, Rio de Janeiro
Saiba mais no site da COC/Fiocruz.