Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Pesquisa avalia papel da microbiota intestinal na saúde humana


05/07/2013

Compartilhar:

Uma pesquisa estudou o papel da microbiota intestinal na saúde humana, tendo como foco o seu envolvimento na proteção contra infecções pela bactéria salmonella. Por meio de experiências realizadas com camundongos, a pesquisa mostrou que a microbiota humana produz milhares de compostos químicos, muitos com atividade biológica, o que protege o hospedeiro de infecções por aquela bactéria.

O estudo foi apresentado durante sessão científica, no Centro de Referência Professor Hélio Fraga da Escola Nacional de Saúde Pública (Ensp/Fiocruz), pelo pesquisador Luiz Caetano Martha Antunes. “Essas descobertas não só confirmaram o papel importante desempenhado pela microbiota, como também revelaram o grande potencial biotecnológico dessa comunidade microbiana, fato que vinha sendo até então negligenciado”, afirmou.

Com estas informações, a pesquisa resultou em um outro projeto para determinar se o patógeno Mycobacterium tuberculosis - agente etiológico da tuberculose - também é afetado por moléculas produzidas por bactérias da microbiota humana. Para isso, tanto a microbiota do trato respiratório, alvo principal do M.tuberculosis, como de outras partes do corpo serão estudadas.

Leia mais no Informe Ensp.

Mais em outros sítios da Fiocruz

Voltar ao topoVoltar