Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Antimalárico ASMQ recebe pré-qualificação da OMS


07/11/2012

Compartilhar:

Por: Alexandre Matos / Farmanguinhos

O Artesunato+Mefloquina (ASMQ), medicamento inovador contra a malária Plasmodium falciparum, desenvolvido por Farmanguinhos em parceria com a DNDi (sigla em inglês da Iniciativa Medicamentos para Doenças Negligenciadas), recebeu, em outubro, a pré-qualificação da Organização Mundial da Saúde (OMS). O pedido foi depositado em nome da indústria indiana Cipla, que recebeu a tecnologia após um acordo de transferência com Farmanguinhos, formalizado em 2008. Resultado de uma estratégia global de luta contra a malária, o ASMQ é o primeiro produ­to inovador contra doenças negligen­ciadas totalmente desenvolvido e re­gistrado no Brasil.

O próximo passo será pré-qualificar o medicamento em nome de Farmanguinhos. Além disso, a certificação em Boas Práticas de Fabricação, que a unidade recebeu em outubro deste ano pelas agências sanitárias nacional (Anvisa) e estadual (VISA), abre caminho para registrar o ASMQ em outros países da América Latina. Já foi depositado o pedido de pré-qualificação junto à OMS e está em andamento o planejamento para o registro em países da América latina.

O reconhecimento da OMS é um selo de qualidade para o ASMQ. Dessa forma, a combinação em dose fixa capaz de curar a malária em até três dias, que já é comercializada na Índia, torna-se referência para uso em todo o mundo. A malária é uma doença que mantém sob risco cerca de 3,3 bilhões de pessoas.

Leia mais.

Voltar ao topoVoltar