Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Pesquisa avalia prevenção de hepatite em índios


06/12/2007

Compartilhar:

Pesquisa avalia prevenção de hepatite em índios

Um estudo veiculado na revista Cadernos de Saúde Pública da Fiocruz avaliou a prevalência da infecção pelos vírus das hepatites B e D em comunidades indígenas do grupo parakanã, que habita entre os rios Xingu e Tocantins, nos municípios de Altamira e São Félix do Xingu, no sudoeste do Pará. Na aldeia Apyterewa, 55,7% dos indivíduos haviam sido infectados pelo vírus da hepatite B. Já na aldeia Xingu, foram identificados 49,5% casos de infecção pregressa.

Nas duas comunidades, esses percentuais foram inferiores aos observados em inquérito realizado cerca de uma década antes. A redução é resultado de medidas preventivas contra a hepatite B, como a vacinação. No entanto, de acordo com o artigo, a cobertura vacinal ainda precisa melhorar.

A pesquisa incluiu 258 indígenas, que correspondem a 77,5% da população das aldeias Apyterewa e Xingu. Não foram detectados casos de hepatite D nas aldeias pesquisadas, o que sugere que esse vírus ainda não foi introduzido naquelas comunidades. O artigo é assinado por Heloisa Nunes e Manoel Soares, do Instituto Evandro Chagas, em Belém, e por Maria Rita de Cássia Monteiro, da Universidade Federal do Pará.

Leia mais na Agência Fiocruz de Notícias

Voltar ao topoVoltar