19/07/2012
As entidades de pesquisa francesas Instituto Nacional Científico e de Pesquisa Médica da França (Inserm), Instituto de Pesquisa para o Desenvolvimento (IRD) e Centro Nacional de Pesquisa Científica (CNRS), todos parceiros da Fiocruz em projetos internacionais, estão com inscrições abertas para doutorado e pós-doutorado para estudantes brasileiros. As chamadas públicas fazem parte do programa Ciência Sem Fronteiras, que conta com bolsas do Conselho Nacional de Desesenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
Na área da saúde, há ofertas do Inserm para doutorados sanduíche e pós-doutorados. Em ciências biológicas, o CNRS tem ofertas para doutorado sanduíche. O IRD é dedicado a questões ambientais e tem interações com a saúde.
A cooperação técnica entre Fiocruz e os institutos franceses é antiga, mas permanentemente renovada por meio de diversos projetos científicos. Com o CNRS, a Fundação renovou, neste ano, o convênio referente ao Laboratório Internacional Associado em Imunologia e Imunopatologia (LIA-Imuno), que estuda os mecanismos de migração de leucócitos em organismos em condições saúdáveis e patológicas.