05/09/2007
Pesquisa analisa a humanização da assistência ao parto
A pesquisa Humanização da assistência ao parto: conceitos, lógicas e práticas no cotidiano de uma maternidade pública, feita pelo médico obstetra Marcos Dias, doutor em saúde da criança e da mulher pelo Instituto Fernandes Figueira (IFF), analisa a humanização da assistência ao parto na rotina dos profissionais de saúde e pacientes.
Realizado em uma maternidade pública da Prefeitura do Rio de Janeiro, o estudo incluiu entrevistas com 21 gestantes, entre 20 e 30 anos, que tinham pelo menos uma experiência anterior de parto normal e sem complicações. Além das gestantes, foram entrevistados 19 profissionais de saúde, entre médicos obstetras, enfermeiros obstétricos e pediatras.
De acordo com o Programa de Humanização no Pré-natal e Nascimento (PHPN) do Ministério da Saúde, a humanização compreende, entre outros, dois aspectos fundamentais: o dever das unidades de saúde de receber com dignidade a mulher, seus familiares e o recém-nascido, e a adoção de medidas e procedimentos benéficos para o acompanhamento do parto e do nascimento.
Leia mais na Agência Fiocruz de Notícias.