27/12/2024
David Barbosa (CCS/Fiocruz)
A Corregedoria Setorial da Fiocruz subiu duas posições na terceira avaliação do Modelo de Maturidade Correcional da Controladoria-Geral da União (CGU), passando do nível 1 para o nível 3. Estruturado em cinco níveis, o modelo define parâmetros e metas para as unidades correcionais de instituições e órgãos públicos.
A avaliação no nível 3 reconheceu a capacidade da Corregedoria da Fiocruz de instaurar acordos e acompanhar processos correcionais, por possuir profissionais qualificados, estrutura e recursos para atuar com independência e transparência ativa. A conquista reforça o compromisso da instituição com a ética e a promoção do interesse público.
Nesta edição, foram avaliadas 217 corregedorias. Duas alcançaram o nível máximo de maturidade; outras duas, o nível 4; 19, o nível 3; 30, o nível 2; e 164, o nível 1. A análise é feita a partir de evidências apresentadas pelas unidades correcionais participantes.
Implantada em 2018, a Corregedoria Setorial da Fiocruz é responsável por prevenir e apurar irregularidades na atuação de servidores e analisar atos contra a Administração Pública praticados por pessoas jurídicas. O trabalho é baseado no respeito aos valores da instituição e a princípios como legalidade, impessoalidade, ampla defesa e presunção de inocência.