26/11/2024
Luiza Trindade (Editora Fiocruz)
Foram anunciados na noite de quinta-feira (21/11), em cerimônia realizada na Unibes Cultural, na cidade de São Paulo (SP), os grandes vencedores do 10º Prêmio ABEU e a Editora Fiocruz está entre eles. O livro Nascimento Prematuro: repercussões no desenvolvimento integral, organizado por Maria Dalva Barbosa Méio e Denise Streit Morsch, foi destacado com o terceiro lugar na Categoria Ciências da Vida.
10 anos de Prêmio Abeu
O Prêmio ABEU destaca os melhores da edição universitária e acadêmica anual em 9 categorias: Ciências Humanas; Ciências Naturais e Matemáticas; Ciências Sociais; Ciências Sociais Aplicadas; Ciências da Vida; Linguística, Letras e Artes; Literatura Infantojuvenil; Projeto Gráfico; e Tradução. A cerimônia desta ano marcou uma década da premiação, pioneira em prestigiar edições universitárias e acadêmicas.
Alexandre Soares, Maria Dalva Barbosa Méio, Denise Morsch, João Canossa e Flávia Rosa (da esq. para a dir.)
O evento contou com a presença de editores, autores, pesquisadores, tradutores, designers gráficos e demais profissionais da cadeia produtiva do livro universitário e teve como mestres de cerimônia Alexandre Soares, diretor da região Sudeste da Abeu e Flávia Rosa, ex-presidente da Abeu.
Em sua fala de abertura, a vice-presidente da ABEU, Rita Virginia Argollo, pontuou o desafio e a resistência das editoras universitárias e de quem faz livro no Brasil, referenciando os recentes resultados da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, que revelou uma perda significativa de leitores no país. “O livro nos livra do embotamento, da cegueira social, da mesmice, do tédio. Se é o livro que nos favorece viagens e fantasias, fundamentais para a sobrevivência da espécie, é ele também que nos liberta. Neste sentido, não poderia deixar de citar a recém-lançada pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, uma grande referência para todos nós. Ela só comprova aquilo que a gente já sabia. Perdemos cerca de 7 milhões de leitores. Mas será que um dia os tivemos? Deixo o convite para que possamos refletir sobre o que nos levou a este resultado. Isso fala sobre letramento, sobre acesso a bibliotecas e mediadores de leituras. Sobre investimento em educação e políticas públicas voltadas à leitura”, reforçou Rita Argollo.
Mas não só de inquietações vive o setor. A vice-presidente da ABEU reforçou a vitória que significa a longevidade do Prêmio. A iniciativa surgiu a partir de uma proposta de Carlos Alberto Gianotti, então editor da Unisinos, tendo sindo implantado durante a gestão de João Carlos Canossa, atual diretor de comunicação da ABEU e editor executivo da Editora Fiocruz. Ao agradecerem o reconhecimento, os autores e pesquisadores premiados aproveitaram o momento para celebrar o papel da ABEU em dar destaque às publicações que trazem pesquisas e estudos realizados no país.
Confira todos os vencedores do 10º Prêmio ABEU no portal da ABEU, clicando aqui.
Nascimento Prematuro: repercussões no desenvolvimento integral
O livro da Editora Fiocruz premiado este ano, Nascimento Prematuro: repercussões no desenvolvimento integral, é fruto do trabalho do Ambulatório de Seguimento do Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz). A coletânea abrange, de forma interdisciplinar, diferentes áreas clínicas e do desenvolvimento infantil, para dar conta da complexidade dos cuidados necessários voltados às crianças nascidas pré-termo. As organizadoras, a pediatra e neunatologista Maria Dalva Barbosa Baker Méio e a psicóloga clínica Denise Streit Morsch, oferecem aos leitores conteúdos e reflexões importantes sobre os nascidos antes de 37 semanas de gestação. As pesquisadoras convidaram para escrever os 17 capítulos que compõem a obra reconhecidos especialistas na área de neonatologia e desenvolvimento infantil, para abordar os desafios derivados do nascimento prematuro e as formas de conduzi-los. O volume compõe a Coleção Criança, Mulher e Saúde.
Leia mais sobre o livro Nascimento Prematuro: repercussões no desenvolvimento integral, clicando aqui.
Assista programa Boletim Ciência, do Canal Saúde, com entrevista às organizadoras, clicando aqui.
Veja outros livros da Coleção Criança, Mulher e Saúde, clicando aqui.