Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Webinário destaca estudos Pathfinder e suas aplicações no Brasil


21/08/2024

Luisa Picanço (VPEIC/Fiocruz)

Compartilhar:

No dia 6 de agosto, às 11h, a The Global Health Network (TGHN) e a TGHN América Latina e Caribe (TGHN LAC) por meio do Programa de Computação Científica da Fiocruz promoveram um seminário intitulado "O que é um Estudo Pathfinder? Ferramentas e benefícios". O evento teve foco na metodologia Pathfinder e sua aplicação na América Latina e no Caribe, mais especificamente no Brasil.  

O evento reuniu a diretora da The Global Health Network, Trudie Lang, como mediadora, a palestrante e doutoranda do Centro de Medicina Tropical e Saúde Global da Universidade de Oxford, Aashna Uppal, a também palestrante e coordenadora de dados da Fiocruz na TGHN LAC, Larissa Marques, e a pesquisadora da Fiocruz na TGHN LAC, Laís Araújo, para discutir como a metodologia pode apoiar pesquisadores e profissionais de saúde. Em decorrência do momento sociopolítico em Bangladesh, a equipe da TGHN Asia, icddr’b, não pode estar presente. 

O que são estudos Pathfinder? 

A metodologia Pathfinder visa identificar e registrar etapas de, estudos, rastreando métricas essenciais como tempo e recursos, e criando um mapa de processo detalhado. Além disso, a metodologia ajuda a identificar barreiras e soluções, e a capturar e compartilhar ferramentas e processos de governança. 

A importância de um estudo Pathfinder 

Palestrantes durante o webinário no dia 6 de agosto
 

O webinário começou com a apresentação de Trudie Lang. Ela destacou a importância dos estudos Pathfinder para facilitar o acesso de pesquisadores ao redor do mundo. Lang explicou que isso é possível graças ao acesso a recursos de pesquisa e à capacidade de adaptar os estudos à realidade regional. 

A metodologia pode ser útil para grupos novos ou de áreas difíceis com novas abordagens. “É como um ‘estudo dentro de um estudo’ ou um estudo complementar,” explicou ela. “Portanto, este é um estudo metodológico que captura a pesquisa posteriormente ou pode ser usado ‘ao vivo’ como uma abordagem de pesquisa-ação.” 

Oportunidades dos estudos Pathfinders 

A doutoranda do Centro de Medicina Tropical e Saúde Global da Universidade de Oxford, Aashna Uppal, que faz parte da The Global Health Network, detalhou sobre os desafios na pesquisa em saúde, especialmente em ambientes com poucos recursos, como acesso limitado a tecnologias e barreiras institucionais.  

Ela afirmou que “as soluções para a maioria dos desafios relacionados a design, operações e relatórios em pesquisa já existem,” facilitando a captura de melhores práticas para aprendizado futuro. Uppal destacou que a metodologia Pathfinder pode gerar novos dados a partir de pesquisas existentes e fazer novas perguntas sobre dados já coletados. 

Casos de estudos Pathfinders no Brasil 

A coordenadora de dados da Fiocruz na TGHN LAC, Larissa Marques, apresentou a aplicação da metodologia em pesquisas brasileiras, como o "Nascer no Brasil 2" e o "Vacina Maré". O estudo "Nascer no Brasil 2" investiga a saúde reprodutiva da mulher e do recém-nascido, enquanto o "Vacina Maré" avalia a eficácia da vacina contra COVID-19 em uma comunidade vulnerável no Rio de Janeiro, com mais de 36.000 vacinas administradas.  

Marques detalhou que, para implementar a metodologia, foram mapeados objetivos e alinhamentos usando uma ferramenta de rastreamento (Tracker), além de uma metodologia qualitativa que integrou análise de documentos e entrevistas com autores-chave. “O mapeamento não só proporcionou conteúdo para outras ferramentas, mas também fomentou a reflexão entre os pesquisadores,” disse ela. 

Larissa mencionou que as lições aprendidas foram compartilhadas por meio de guias e workshops, incluindo um evento internacional com Índia e Malásia sobre ferramentas de engajamento em pesquisa. A importância do software REDCap para a captura de dados no "Nascer no Brasil" e do software R para a análise dos dados do "Vacina Maré" também foi destacada pela coordenadora. “A metodologia Pathfinder demonstrou flexibilidade, adaptando-se às necessidades específicas de cada estudo,” comentou Larissa. 

Futuro dos estudos Pathfinder na América Latina e no Caribe 

Para o futuro, Larissa Marques afirmou que há um potencial significativo para pesquisas: “Há muitos resultados ainda a serem alcançados com o mapeamento,” e que serão oferecidos workshops em português e espanhol para apoiar aqueles interessados em implementar a metodologia em suas pesquisas. 

Conheça mais sobre os estudos Pathfinders Vacina Maré e Nascer no Brasil II aqui.

Assista ao webinário em português, espanhol ou inglês a qualquer momento no canal VideoSaúde Distribuidora da Fiocruz no YouTube.
 

Voltar ao topoVoltar