Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Artigo explora circunavegação da U.S. Exploring Expedition

Seis navios em expedição

23/05/2012

Compartilhar:

Realizar um extenso mapeamento náutico de diversas partes do globo: esse era a principal meta da U.S. Exploring Expedition, primeira viagem norte-americana de circunavegação mundial, que ocorreu entre os anos de 1838 e 1842. Isso é o que aponta a historiadora Mary Anne Junqueira, em artigo intitulado Os objetivos da circunavegação da U.S. Exploring Expedition (1838-1842): longitude, mapeamento náutico e instituição das coordenadas geográficas modernas.

Publicado na revista História, Ciências, Saúde – Manguinhos, o estudo analisa o contexto histórico em que se deu essa expedição e indica que esta também estava carregada de objetivos científicos, econômicos, políticos e diplomáticos. Segundo a pesquisadora, a jornada rendeu a produção de cinco relatórios, 18 volumes científicos e um atlas. 

A historiadora também constata que a viagem exploratória revela as intenções norte-americanas em se colocar no mundo como agentes e interlocutores. “Ao realizar uma viagem desse tipo – com evidentes objetivos geopolíticos –, o país buscava um lugar no mundo; dialogava, contribuía e concorria com as potências da época, demonstrando sua capacidade técnico-científica; na mesma direção, trataram de construir um saber próprio, primordialmente seu sistema cartográfico”, afirma. 

Leia mais na Agência Fiocruz de Notícias.

“Ao realizar uma viagem desse tipo, o país buscava um lugar no mundo; dialogava, contribuía e concorria com as potências da época (...)", ressalta Mary Anne Junqueira

Voltar ao topoVoltar