31/07/2024
Karina Burini (INI)
O Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas (INI), em parceria com o Hemorio e a Associação de Servidores da Fiocruz (Asfoc-SN), realizará uma campanha de doação de sangue nos dias 5 e 6 de agosto, das 10h às 15h, ou até o limite de cadastros diários. O evento ocorrerá na sede da Asfoc-SN, no Campus da Fiocruz em Manguinhos, Rio de Janeiro, em comemoração ao Dia Nacional da Saúde e ao aniversário de Oswaldo Cruz (5/8). A direção do INI organiza a campanha com o apoio dos profissionais do Serviço Social, Enfermagem e Hemoterapia.
Esta é a segunda campanha de doação de sangue realizada pelo INI este ano. A primeira, realizada em 11 e 12 de abril, arrecadou 181 bolsas de sangue, superando os resultados dos dois anos anteriores. Para inspirar os doadores, a organização do evento contará novamente com a apresentação do Coral da Fiocruz no dia 6/8 às 12h40.
Para doar sangue, a pessoa precisar estar saudável e ter entre 16 e 69 anos de idade, com peso mínimo de 50 kg. Jovens com idade abaixo de 18 anos necessitam de autorização de um responsável legal para se candidatarem. O formulário para autorização pode ser obtido no site do Hemorio. Pessoas com idade entre 60 e 69 anos só poderão doar sangue se já o tiverem feito antes dos 60 anos. É obrigatória a apresentação de documento de identificação oficial com foto no momento da doação.
Cabe destacar que a pessoa não pode estar em jejum para fazer a doação. Deve-se apenas evitar comer comidas muito gordurosas pelo menos até 4 horas antes e evitar bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores à doação. A menstruação não é contraindicação para a doação. Para mais informações sobre as condições para doação de sangue consulte os anexos I, II III e IV da portaria n° 158, de 4/2/2016.
A hematologista Daniela Palheiro, uma das coordenadoras da campanha, ressalta: "A doação de sangue é um ato essencial de cidadania que salva vidas, apoia o sistema de saúde, e promove uma cultura de solidariedade e cuidado com o próximo. É uma prática vital para a manutenção e melhoria da saúde pública."
A participação de todos é fundamental. Doe sangue e ajude a salvar vidas.