Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Editora Fiocruz lamenta o falecimento de Charles Pessanha


29/07/2024

Editora Fiocruz

Compartilhar:

A comunidade científica nacional recebeu com tristeza, na última quinta-feira (25/07/2024), a notícia de falecimento do sociólogo Charles Pessanha. Um dos principais editores científicos do país, Charles foi conselheiro atuante da Editora Fiocruz durante os anos de 1990. 

Charles Pessanha foi também editor de uma das principais revistas de ciências sociais do país, a DADOS – Revista de Ciências Sociais, além de presidente da Associação Brasileira de Editores Científicos (ABEC) e membro do Conselho Científico da rede SciElo Livros. Em 2019, recebeu o Prêmio Gildo Marçal Brandão, de Excelência em Ciência Politica, pela Associação Nacional de Pós Graduação e Pesquisa em Ciências Socais (Anpocs).

Charles Pessanha. Foto: Portal SciElo Livros.

Professor de Ciência Política da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Charles cursou a graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal Fluminense (UFF) em 1968, mestrado em Ciência Política, pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (Iuperj) em 1981, doutorado pela Universidade de São Paulo (USP) em 1997, pós-doutorado pela Universidade de Londres, U.K , em 2002, e pela École de Hautes Études en Science Sociales, em Paris, França, em 2012.

Atuante no movimento estudantil da UFF na década de 1960, foi preso em 1969, durante a ditadura militar. Sob a orientação de Carlos Estevam Martins, produziu, em 1997, uma relevante tese de doutorado na USP sobre as relações entre os Poderes Executivo e Legislativo no Brasil no período de 1946-1994 que se tornou referência na área da teoria política e dos estudos de instituições de controle.

Charles era casado com a socióloga Elina Pessanha e deixa três filhos. A Editora Fiocruz lamenta seu falecimento e expressa suas condolências aos familiares e amigos.

Voltar ao topoVoltar