10/08/2007
Temporão recebe ministros da Saúde na Fiocruz
O ministro José Gomes Temporão e o presidente da Fiocruz, Paulo Buss, receberam nesta sexta-feira (10/08), no campus de Manguinhos, os ministros da Saúde da Tailândia, Mongkol Na Songkhla, e de Moçambique, Paulo Ivo Garrido. O tema do encontro foi o licenciamento compulsório de medicamentos contra a Aids, os anti-retrovirais. Na parte da tarde, os dois ministros seguiram para uma visita ao Complexo Tecnológico de Medicamentos, fábrica da Fiocruz em Jacarepaguá.
A posição da Tailândia sobre a quebra de patentes é reforçada pela do Brasil e a atitude dos dois países encoraja países mais pobres a enfrentar os laboratórios multinacionais. Moçambique é um exemplo dessa influência: a Fiocruz fez recentemente o estudo de viabilidade para a implantação de uma fábrica de anti-retrovirais naquele país e deve apoiar sua implantação.
Além da fábrica de anti-retrovirais, a Fiocruz tem um acordo de cooperação com o país africano para formação de pessoal na área da saúde – oferece mestrado e cursos de epidemiologia, saúde mental, saúde do trabalhador, administração hospitalar e planejamento – e está apoiando a criação do mestrado em laboratório de saúde pública em Moçambique.
Leia mais na Agência Fiocruz de Notícias.