18/07/2024
Por Comunicação VPPCB
A Rede Fiocruz de Pesquisa Clínica e a Plataforma de Pesquisa Clínica (RFPC) da Vice-Presidência de Pesquisa e Coleções Biológicas (VPPCB) organizou entre os dias 6 de junho até 3 de julho, o Grupo de Trabalho (GT) com profissionais da área de pesquisa clínica da Fiocruz. Eles puderam contribuir para a consulta pública n.º 1.257, de 13 de maio de 2024, com o objetivo de revisar a Resolução de Diretoria Colegiada - RDC n.º 9, de 20 de fevereiro de 2015, que trata do regulamento para a realização de ensaios clínicos com medicamentos no Brasil. Foram três encontros virtuais pela plataforma Teams.
O GT contou com 24 inscritos e 15 participantes. Os profissionais eram das seguintes Unidades Técnico-Científicas da Fiocruz: Instituto Oswaldo Cruz (IOC), Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos), Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas (INI), Vice-Presidência de Pesquisa e Coleções Biológicas (VPPCB), Instituto Gonçalo Moniz (IGM/ Fiocruz Bahia).
Para a Gerência de Farmacovigilância da Plataforma de Pesquisa Clínica da Vice-Presidência de Pesquisa e Coleções Biológicas, o Grupo de Trabalho foi importante para união de conhecimento.
"O GT foi uma excelente oportunidade para discutirmos sobre a atualização da RDC 09/2015, uma resolução fundamental para o monitoramento de segurança e gerenciamento de eventos adversos (“farmacovigilância”) na pesquisa clínica. Participar de GTs coordenados pela RFPC, é sempre um processo muito enriquecedor, sendo extremamente gratificante contribuir com a construção das normativas que regem o nosso trabalho e atuar de forma a garantir a segurança dos participantes de pesquisa".