Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Programa de Pesquisa em Políticas Públicas visita Fiocruz Amazônia com agenda de atividades


11/07/2024

PMA / VPPCB

Compartilhar:

O Programa de Políticas Públicas e Modelos de Atenção e Gestão à Saúde (PMA), da Vice-Presidência de Pesquisa e Coleções Biológicas da Fundação Oswaldo Cruz (PMA/VPPCB/Fiocruz) enviou representante da sua equipe de gestão, Rosane Marques de Souza, para visita institucional entre os dias 03 e 06 de junho de 2024, ao Instituto Leônidas e Maria Deane (ILMD)- Fiocruz Amazônia. 

A agenda de atividades foi intensa, que contou com reuniões de articulação com a direção interina, Michele Rocha de Araújo El Kadri, atual vice-diretora de pesquisa e inovação, e pesquisadores participantes de três estudos das Redes PMA vigentes, a primeira na temática da atenção primária de saúde (APS) e a segunda com foco na equidade com diversidade. E ainda, uma visita guiada às instalações do Instituto e diálogos com as pessoas presentes (trabalhadoras/es, pesquisadoras/es e gestoras/es) sobre suas atividades locais.

Outra atividade muito importante foi a apresentação em nome da Vice-Presidente de Pesquisa e Coleções Biológicas da Fiocruz, Maria de Lourdes Aguiar Oliveira, na mesa de abertura da 21ª Reunião Anual de Iniciação Científica (RAIC) do ILMD -Fiocruz Amazônia, no dia 07 de junho, e acompanhamento da programação de apresentações de alunos durante seis sessões temáticas. Veja a notícia sobre o evento no site da unidade.

Em sua fala, Rosane Souza destacou o carinho especial da VPPCB pelo programa de iniciação científica e o apoio através das modalidades de bolsas ofertadas. Também apresentou brevemente o Programa PMA de fomento às pesquisas que tenham aplicabilidade em políticas públicas de saúde, contribuindo assim para a melhoria do SUS e das condições de saúde e vida da população do Brasil. “Muitas das nossas pesquisas têm bolsistas envolvidos, como os PIBIC, PIBIT, de IC, pós-graduandas e pós-graduandos. Logo, vocês já fazem parte dessa cadeia de pesquisas científicas na instituição. Então desejo que vocês tenham uma experiência maravilhosa conosco nesses dias da RAIC e que no futuro, quem sabe, queiram continuar conosco por uma ciência cada vez mais cidadã e de acesso aberto ao conhecimento”, afirmou. 

Para ela, a visita ao ILMD e os diálogos com pessoas de diferentes setores, ainda mais depois de um longo período de pandemia da Covid-19, permitiu conhecer as histórias de trabalho de quem passou, de quem está e de quem ainda está por vir, o que só enriqueceu o conhecimento da grandeza dessa unidade técnico-científica da Fiocruz. A agenda de atividades de pesquisa estreitou relações e trouxe como perspectiva o fortalecimento de ações futuras para a nova Rede PMA em andamento. 

Voltar ao topoVoltar