Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Newsletter 2024.1: Destaques da área de Juventude da Cooperação Social Fiocruz


17/06/2024

Luiza Toschi (Cooperação Social da Fiocruz)

Compartilhar:

Saiba mais sobre as atividades por área realizadas pelos projetos entre janeiro e junho de 2024. 

Grupo de pessoas sentadas em cadeirasDescrição gerada automaticamente
Viver SUS: Experiências em três estados encerram programação 

Experiências imersivas em equipamentos do SUS e visitas a atores sociais que colaboram com a política de saúde reúnem 72 jovens universitários em atividades formativas relevantes para a defesa da saúde pública, reforma curricular das graduações na área de saúde e construção de uma política de saúde das juventudes. Entre fevereiro e março deste ano, Distrito Federal, Espírito Santo e Rio Grande do Sul anfitriaram os últimos grupos da programação 2023-2024 do projeto realizado em parceria entre o Levante Popular e a Agenda Jovem Fiocruz (AJF), coordenada pela Cooperação Social. 

Incidência Política no Plano Nacional da Juventude

A AJF coordenou o GT de Saúde e participou do GT de Trabalho e Renda do Seminário de Construção do Plano Nacional de Juventude, realizado pela Secretaria Nacional de Juventude em parceria com a Unirio nos dias 13 e 14 de maio. 

Finalizados três estudos de prospecção de política de saúde sobre juventude 

Em parceria com a Agenda Jovem Fiocruz (AJF), as secretarias estaduais de Saúde, Juventude e Promoção da Igualdade Racial da Bahia, do Ceará e do Rio Grande do Norte apresentaram os resultados da prospecção de uma política de cuidado para jovens e adolescentes em seus estados. Os estudos são a primeira etapa na elaboração de uma linha de cuidado específico para os jovens e adolescentes na Atenção Primária do Sistema Único de Saúde (SUS). 

Cartilha das Juventudes & Saúde LGBTQIAPN+ em Alagoas

Em parceria com a Universidade Federal de Alagoas (UFAL), a Agenda Jovem Fiocruz (AJF) lançou a Cartilha das Juventudes & Saúde LGBTQIAPN+ em Alagoas. Com 48 páginas, o documento foi elaborado por jovens do Grupo de Estudos e Pesquisas em História, Gênero e Sexualidade a partir do projeto “Saúde de jovens LGBTQIAPN+ em Alagoas” da AJF. 

Uma imagem contendo texto, segurando, homemDescrição gerada automaticamente

Voltar ao topoVoltar