25/10/2023
Comunicação VPPCB/Fiocruz
A Rede Fiocruz de Biobancos (RFBB) e a Rede Fiocruz de Pesquisa Clínica (RFPC) promoveram, em 20/9, o webinar Armazenamento de amostras biológicas humanas em pesquisa. O evento, que ocorreu virtualmente, teve representantes de Bio-Manguinhos, Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, Fiocruz Piauí, Fiocruz Pernambuco, Fiocruz Paraná, Instituto Fernandes Figueira, Fiocruz Bahia, Fiocruz Amazônia, Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas, Instituto Oswaldo Cruz, Fiocruz Minas Gerais, Vice-Presidência de Pesquisa e Coleções Biológicas (VPPCB) e Vice-Presidência de Produção e Inovação em Saúde. Participaram da atividade 334 pessoas.
Foram abordados temas como aspectos éticos, padrões e diretrizes Internacionais, integridade e viabilidade de amostras biológicas para pesquisa, biossegurança e bioproteção, e desafios da Fiocruz para garantia de qualidade a amostra da instituição. Segundo Daiane Sertorio, coordenadora da Rede Fiocruz de Biobancos, a atualização e ampliação dos conhecimentos da comunidade científica são ações de extrema relevância para a RFBB. A perspectiva é debater o compartilhamento de amostras e dados num segundo webinar, previsto para 2024.
Aquelas temáticas foram apresentadas por Adriana Lanfredi, curadora adjunta do Biobanco Gonçalo Moniz - que está em desenvolvimento; André Daher, coordenador da Plataforma de Pesquisa Clínica da VPPCB; Gustavo Stefanoff, curador do Biobanco Covid-19 (BC19-Fiocruz); Luã Oliveira, curador adjunto do BC19-Fiocruz; Mariana Pedras, curadora do biobanco da Fiocruz Minas; Mariana Siqueira, curadora do biobanco de Bio-Manguinhos; Paulo Holanda, diretor da Bioquallis; e Simone Machado, pesquisadora e gerente executiva da Comissão Técnica de Biossegurança e Bioproteção institucional (CTBio Fiocruz).
Profissionais de pesquisa clínica que trabalham na Fiocruz, ou em algum projeto de pesquisa vinculado à instituição, podem se credenciar na RFPC.
Assista o webinar
Para ver todas as palestras basta entrar na página da RFPC no YouTube.