Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Radar Saúde Favela - edição 24

Radar Saúde Favela - edição 24

Compartilhar:
29/08/2023

A nova edição do Radar Saúde Favela, informativo produzido pela Coordenação de Cooperação Social da Fiocruz, debate diversos aspectos sobre os desaparecimentos forçados de pessoas, com destaque para casos ocorridos na região da Baixada Fluminense. Além de se atentar para o luto das famílias e o aumento do número de cemitérios clandestinos na região, a revista ressalta história dos desaparecimentos no Brasil e a importância da mobilização da sociedade civil para promoção da saúde de familiares e suas redes de pertencimento.

 

Radar Saúde Favela é o novo informativo produzido pela Coordenação de Cooperação Social da Fiocruz. Gestado no primeiro ano da pandemia de Covid-19 no Brasil, o projeto foi um dos produtos da Sala de Situação Covid-19 nas Favelas do Rio de Janeiro, vinculada ao Observatório Covid-19 Fiocruz. Estruturado com base no monitoramento ativo de fontes não oficiais, o antigo Radar Covid-19 Favela trouxe análises populares e científicas sobre a situação de saúde em territórios periféricos, visibilizando iniciativas populares de enfrentamento à pandemia no decorrer de suas 17 edições, publicadas entre agosto de 2020 e junho de 2022. 

 

O informativo Radar Saúde Favela tem como foco produzir e difundir informações sobre a situação de saúde e da sua determinação social em favelas e periferias de centros urbanos, lançando luz sobre as diversas dimensões de precariedade que afetam de forma diferenciada as populações que habitam em territórios socioambientalmente vulnerabilizados.

Download

Voltar ao topoVoltar