26/05/2023
Cogepe
O projeto Diálogos com a enfermagem: vivenciando a maternidade no trabalho associa-se pelo segundo ano às celebrações do Maio Furta-Cor, campanha de prevenção da saúde mental materna. Duas atividades acontecerão na próxima semana: na terça-feira (30/5), às 11 horas, haverá um ato (com fotografia) em frente ao Castelo Mourisco; e na quarta-feira (31/5), às 14 horas, uma live sobre a campanha será transmitida pelo canal da Cogepe no YouTube.
Sobre o Maio Furta-Cor
A campanha ocorre no mês de maio para aproveitar a ênfase na maternidade devido ao Dia das Mães, e surgiu devido ao aumento nos casos de transtornos depressivos e ansiosos (que em algumas situações resultam em casos de suicídio) entre as mães. “Sendo assim, é importante que a comunidade Fiocruz reflita sobre a importância de cuidar da saúde mental materna das trabalhadoras”, pondera a enfermeira Isis Letícia, uma das idealizadoras do projeto Diálogos com a enfermagem, um espaço de acolhimento que tem como princípio ser um braço na rede de apoio às mães trabalhadoras da Fiocruz.
Isis explica a motivação para aderir ao Maio Furta-Cor. “O olhar de que a maternidade é somente uma experiência de satisfação plena vivenciada pela mulher tem sido desmistificada, trazendo assim a possibilidade de diálogos sobre uma perspectiva mais realista da experiência materna”.