Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Programa Inova Encomendas Estratégicas Saúde Indígena divulga edital em 25/4


18/04/2022

SAS/VPAAPS

Compartilhar:

A Presidência da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), por meio das Vice-Presidências de Ambiente, Atenção e Promoção da Saúde (VPAAPS) e de Produção e Inovação em Saúde (VPPIS), lançará no dia 25 de abril, edital para seleção de projetos procedentes das unidades e escritórios da Fundação, como parte do Programa Inova Encomendas Estratégicas Saúde Indígena.

Esse edital tem por objetivo contribuir para o desenvolvimento de estratégias para o fortalecimento do SasiSUS, visando a garantia da qualidade de uma atenção em saúde diferenciada, considerando as vulnerabilidades emergentes e reemergentes em saúde. A iniciativa tem foco exclusivo no apoio a propostas que dialoguem com os objetivos, princípios e pressupostos do SasiSUS no cenário presente e futuro. Desta forma, é essencial o entendimento do subsistema, desde a luta dos povos indígenas para sua criação, dificuldades de implementação, fragilidades até a compreensão da necessidade de constante aprimoramento.

Além disso, visa fomentar projetos que tratem questões que envolvem o atendimento às populações indígenas em diferentes contextos, incluindo as aldeadas e as que vivem em zonas urbanas, nas distintas regiões do país.

A proposta deve estar alinhada a um eixo temático e a pelo menos uma área temática em saúde, de acordo com o quadro abaixo.

Eixos temáticos

1) Agravos emergentes e reemergentes

2) Mudanças climáticas

3) Covid-19

Áreas temáticas em saúde

1) Atenção diferenciada

2) Promoção

3) Vigilância

4) Educação e formação

5) Informação e comunicação

 

O valor total da chamada é de R$ 4.000.000,00 (quatro milhões de reais) para apoiar projetos no valor máximo de até R$ 250.000,00 (duzentos e cinquenta mil reais), a serem executados em 18 meses.

 

No Portal Fiocruz

Mais Notícias

Voltar ao topoVoltar