26/04/2006
Exposição fotográfica relembra trabalho de Chagas e Cruz na Amazônia
Uma mostra fotográfica vai lembrar o trabalho de Oswaldo Cruz e Carlos Chagas na Amazônia no prédio central da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da Universidade de São Paulo (USP) a partir do dia 27 de abril. A exposição Fotografias de Cruz e Chagas na Amazônia reúne diversas imagens dos cientistas no início do século 20, que constam no acervo da Casa de Oswaldo Cruz (COC). O evento tem a curadoria do professor Eduardo Vilela Thielen, que ministrará a palestra Documentos para a História da Saúde: Imagens, às 19h, no anfiteatro da Bioquímica, também no dia 27 de abril.
A primeira viagem de Oswaldo Cruz à região foi em 1905, quando o cientista, que atuava como diretor-geral da saúde pública, desenvolvia trabalho de inspeção a portos brasileiros. Cruz voltou à Amazônia em 1910 acompanhado de Belisário Penna para assessorar as obras de construção da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré. Já Carlos Chagas, acompanhado de Pacheco Leão e João Pedroso, liderou uma extensa investigação médico-sanitária no vale do Amazonas em 1912. Leia mais sobre as incursões de Oswaldo Cruz e Carlos Chagas na Amazônia no sítio da Agência Fiocruz de Notícias.
A visitação da exposição será do dia 28 de abril a 28 de maio, das 8 às 18h. O endereço é Av. Bandeirantes, 3.900, Ribeirão Preto, São Paulo.