Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Ficoruz Ceará promove segundo dia do webinário do Mar ao Sertão: a ESF no Nordeste brasileiro

01/07/2021

Compartilhar:

A Fiocruz Ceará promove na próxima sexta feira (02/07),  o segundo dia do Webinário "Do Mar ao Sertão: a Estratégia Saúde da Família (ESF) no Nordeste brasileiro". O evento reúne especialistas para debater os artigos científicos publicados no número temático da revista Ciência & Saúde Coletiva sobre a Estratégia da Saúde da Família no Nordeste do Brasil. O debate estimula uma reflexão crítica sobre o ambiente de mudanças e desafios do Sistema Único de Saúde (SUS) no contexto da ESF. 

O Webinário será transmitido, a partir das 14h, no Canal Youtube Vídeo Saúde, distribuidora de audiovisuais da Fiocruz. Quatro artigos serão debatidos com a temática do  “O profissional e o trabalho na Estratégia Saúde da Família”. São eles: o trabalho dos Agentes Comunitários de Saúde à luz da teoria, comunidades de prática e será apresentado pela autora representante Raquel de Castro Alves Nepomuceno; a Associação entre a violência comunitária e no local de trabalho e a qualidade do sono de profissionais de saúde: estudo transversal, que será apresentado pela autora representante Fabrícia Bezerra de Castro Alves Silveira; formatos de contratação médica na Estratégia Saúde da Família, que será apresentado pelo autor representante Antônio Leonel de Lima Júnior e  planejamento e apoio no processo de trabalho das equipes de atenção básica no Nordeste: análise do PMA-AB (3º ciclo), que será apresentado pelo autor representante Gladson Thalles da Silva. 

O debate terá a presença da editora-chefe da revista Ciência & Saúde Coletiva e pesquisadora emérita da Fiocruz, Cecília MINAYO e a coordenadora do PROFSAÚDE e pesquisadora da Ficoruz Ceará, Ivana Barreto. A mediação fica por conta da professora e enfermeira  Amanda Frota. 

Na última sexta-feira, aconteceu o lançamento da edição temática da revista Ciência & Saúde Coletiva e o debate três artigos publicados sobre a temática dos territórios. A publicação organizada pelo grupo de pesquisadores em Saúde da Família da Fiocruz Ceará, reuniu 20 artigos elaborados por 98 autores dos nove estados nordestinos sobre temas relacionados à Estratégia Saúde da Família e Atenção Primária à Saúde. 

Também foi apresentada a Exposição Fotográfica – Estratégia Saúde da Família: em busca da integralidade, realizada durante a pesquisa Campo de Práticas Profissionais e Acesso ao Cuidado na Estratégia Saúde da Família do Ceará do Programa de Políticas Públicas e Modelos de Atenção e Gestão em Saúde – PMA Fiocruz. “Nós voltamos aos territórios da pesquisa e fomos acompanhar o cotidiano das equipes para identificar o que deve ser fortalecido e multiplicado na Estratégia Saúde da Família, assim como o que precisa melhorar”, explicou a enfermeira Amanda Frota, diretora de arte da exposição. As fotos são da jornalista Cheila Raquel. 

O editor-chefe da publicação, Antonio Augusto Silva, pondera a necessidade de mais investimento na produção de conhecimento científico. “Em 2020, a revista comemorou 25 anos e encerrou o ano com mais de quatro mil trabalhos recebidos. Atualmente a nossa taxa de aprovação está em 7%, não por que queremos, mas por falta de financiamento”, afirmou o editor ao mesmo tempo em que ressaltou a importância do suplemento voltado à ESF no Nordeste. 

O coordenador-geral da Fiocruz, Carlile Lavor, relembra o nascimento da RENASF, em 2008, quando começou-se a investir no conhecimento como uma estratégia visando o fortalecimento da ESF. “Agora, ter esse momento em que os pesquisadores mostram a pujança dos seus estudos, mostra que há uma larga demanda de atenção para essas regiões”, reforçou. 

A coordenadora nacional do PROFSAÚDE, Cristina Guilam, parabenizou a potência do evento “porque é onde podemos comemorar o número temático de uma revista excelente da nossa área e a disseminação do conhecimento científico ao mesmo tempo”. Para Guilam, “Do Mar ao Sertão” é o título perfeito para o momento, pois evoca muito significado sobre uma região que poucos brasileiros conhecem profundamente”. 

A coordenadora desta edição temática, professora Ivana Barreto, ressalta o compromisso da Fiocruz, por meio do PMA, com a disseminação do conhecimento científico. “O momento que estamos vivendo provou a importância disso, visto que das quinhentas mil mortes por Covid-19, pelo menos quatrocentas mil poderiam ter sido evitadas caso o negacionismo contra a Ciência não prevalecesse no Brasil”, disse. 

Clique aqui para conferir o primeiro dia
https://youtu.be/oydv7MD5vEo 

Serviço: 

Webinário Do Mar ao Sertão: a Estratégia Saúde da Família no Nordeste brasileiro
Data: 02/07/2021
Hora:14h
Local: https://youtu.be/uYtdMxS9LmI

Voltar ao topoVoltar