Serviços 
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

O Massacre de Manguinhos

Massacre de Manguinhos

Autor: Herman Lent

Reeditada em versão ampliada e disponível em versão digital, a obra O Massacre de Manguinhos faz parte da Coleção Memória Viva, projeto desenvolvido pelo Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict) da Fiocruz. 

A nova edição foi lançada em maio de 2019, como parte das comemorações de 119 anos da Fiocruz. Com prefácio de Nísia Trindade Lima, O Massacre de Manguinhos é o primeiro título da coleção, que busca tornar acessíveis ao público obras de forte relevância acadêmica que estavam esgotadas.

O projeto de reedição do livro é uma parceria entre Editora Fiocruz, Icict/Fiocruz, Casa de Oswaldo Cruz (COC) e Instituto Oswaldo Cruz (IOC). A nova versão não é comercializada e está em acesso aberto no Repositório Institucional da Fiocruz, o Arca.  

Sobre a obra original
Exatos seis anos após o golpe militar de 1964, 10 cientistas do então Instituto Oswaldo Cruz (IOC) - nome da Fiocruz na época - foram sumariamente cassados e tiveram seus direitos políticos suspensos, sendo impedidos de trabalhar no IOC e em outras instituições federais. O fato marcou o episódio que ficaria conhecido como Massacre de Manguinhos. Um dos cientistas cassados, Herman Lent registrou o episódio em um livro, publicado em 1978 pela Avenir Editora, com capa criada por Oscar Niemeyer.  

Esgotada durante anos, a obra era uma referência para os estudos sobre o impacto da ditadura militar nas atividades científicas realizadas no Brasil. Nela, Lent abordava inquéritos, indagações, punições, restrições e pressões aos quais os cientistas foram submetidos, além de suas mobilizações e atos de resistência, insistindo na criação de um ministério exclusivo para a Ciência. 

Não comercializado | 116 páginas

Acesse o livro no Arca: www.arca.fiocruz.br/handle/icict/33216  

2ª edição: 2019 (1ª edição: 1978 | Avenir Editora Limitada) 
ISBN: 978-85-7541-628-0

Em acesso livre no SciELO Livros

Voltar ao topoVoltar